RETRO-ANÁLISE: Cadillacs and Dinosaurs

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Pessoal vou postar aqui a excelente análise feita pelo meu amigo Carlos Henrique Costa de um clássico dos arcade games da década de 90, depois do especial Double Dragon é hora de relmbrararmos outro clássico dos beat n’ up, a pérola da Capcom Cadillacs e Dinosaurs

Durante a época de ouro dos arcades no Brasil, uma máquina ousou desafiar Street Fighter, The King of Fighters, Final Fight e outros na hora do jogador escolher onde depositar sua preciosa ficha. Estou falando de Cadillacs and Dinosaurs, game no estilo Beat’n Up da Capcom que tinha muita personalidade.

O que muita gente não sabe é que o game é baseado numa história em quadrinhos. Tudo começou numa HQ chamada Xenozoic Tales, que mais tarde mudou para o nome que tanto conhecemos. As histórias eram publicadas pela editora Kitchen Sink Press entre os anos de 1987 e 1996, contando com 14 números publicados neste grande período. Era um caso clássico daquelas HQs que se tinha que ter muita paciência para completar a coleção. O criador da coisa toda foi Mark Schultz, que, na boa, parecia não levar muito a sério suas idéias.

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Porém, as vezes acontecem coisas que não se prevê, e com o “boom” dos répteis gigantes, muito em parte desencadeado pelo filme Jurassic Park, Cadillacs and Dinosaurs começou a fazer sucesso e foi licenciado para uma porrada de coisas, como chocolates, lancheiras e o “caralho a quatro”. Foi nesse contexto que as histórias pularam dos quadrinhos para os arcades.

Sendo a Capcom referencia nos arcades da época, a escolha mais obvia foi lançar o game no estilo beat’n Up, semelhante ao Captain Commando ou FInal Fight, que já eram sucesso na velha placa CPS1. Contudo, para se diferenciar desses títulos, o game ganhou muita personalidade e opções bem criativas na jogabilidade.

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Para começar, haviam máquinas que suportavam até 3 jogadores simultaneos (nunca vi um gabinete de 4 players para este título, mas se houver, me corrijam). Sendo que se podia escolher entre quatro personagens distintos: Jack Tenrec (Sim, ele é o principal personagem do game), Hannah Dundee (a mulher do grupo, mas com a tradicional agilidade desse tipo de char), Mustapha Cairo (o mais popular nos arcades, todos queriam jogar com ele) e Mess O’Bradovich (o fortão). Claro que cada um deles tras características próprias de jogo, apesar de todos contarem com os mesmos comandos de golpes.

Aqui, existia a opção de correr e, ao pressionar o botão de soco, o personagem desferia um poderoso golpe aéreo (excessão do Jack, que usava um “rasteirão). E esse comando era o preferido pelos jogadores para descer a porrada na galera que ousava ficar no caminho dos heróis. Havia, claro, a tradicional sequencia de socos, que podia ser combinada com o golpe de “baixo+cima+soco”. Isso, quase sempre, resultava em um bom combo. Por fim, a maioria ainda contava com um “dive kick”, presionando o botão de soco no augo de um pulo.

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Cadillacs também inovava no uso das armas. Além dos tradicionais porretes e facas, encontrados em qualquer jogo do gênero, haviam armas de fogo (espingardas, fuzis, UZI’s, revolveres e RPGs), granadas, dinamites e até pedras. Praticamente dava para usar de tudo que se encontrava pelo cenário. Fora tudo isso, as armas de fogo podiam ser recarregadas, se ficassem sem munição, ou mesmo arremessadas nos inimigos (a espingarda podia ser usada como porrete). E mesmo as porretadas podiam ser mais forte ou fracas, dependendo da intensidade como o jogador apertasse o botão de soco.

Isso por sí só ja davam uma bela diferença em relação aos concorretes dos arcades, mas ainda haviam os dinossauros. Na maioria das vezes os bichos andavam tranquilos pelo cenário (calmos na cor verde), mas com uma pancadinha eles se irritavam e vinham pra cima (ficavam laranjados). Aí a solução é sair no tapa contra um Velociraptor, por exemplo. A excessão era o poderoso T-Rex, que na maioria das vezes dormia sossegado, mas se o jogador bobeasse, um gordinho fazia “gordisse” e acordava o bichão.

Aliás, esses gordos também podiam roubar sua comida, se ela ficasse ali no chão. Portanto, era preciso ficar experto com os ítens que recarregavam a energia. Haviam também os “buchas de canhão” tradicionais, claro, sempre supervisionados por um cara mais fortinho: nesse caso o ‘punk ao estilo mad max” Vincent e, as vezes, o Slash e sua maça (aquela bola cheia de espinhos em uma corrente).

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Os chefes de fase também eram um espetáculo à parte, sendo que muitas vezes eles se transformavam em outras criaturas ou voltavam mais a frente do game, mais fortes e fundidos aos genes de algum dinossauro.

Um ponto que também chamava atenção no game era a fase onde se pilotava o Cadillac. Tratava-se de pilotar o carango e ir atropelando os capangas pelo caminho. Havia a possibilidade de percorrer a estrada a pé, e tentar fazer pontos, apesar de isso não ser aconselhável. E também havia um chefe para ser derrotado com a “caranga” dos heróis.

Cadillacs and Dinosaurs nunca foi portado para os consoles caseiros, mas houveram títulos para o Sega CD e PC envolvendo os personagens, apesar de não serem tão legais quanto o título da Capcom. Resta, infelizmente, apenas a nostalgia e a esperança de que a empresa japonesa entre em acordo novamente com os donos da história para que esse título seja, pelo menos, relançado com aqueles tradicionais filtros HD (a exemplo de Darkstalkers, Marvel Super Heroes, Final Fight, entre outros).

Por fim, ressalto que é um excelente game para ser curtido tanto sozinho, como com amigos, resgatando aquela boa sensação de nostalgia em que todos “fugiam” para os arcades de rodoviária e gastavam fichas nessa maravilha.

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Um jogador das antigas, que ainda continua na ativa no mundo dos videogames!

14 responses to “RETRO-ANÁLISE: Cadillacs and Dinosaurs”

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    Otima matéria!

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  12. Ricardo albuquerque peres says :

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