Especial Mega Man – Os spin offs mais famosos da saga, a série Battle Network e a série Star Force

Vamos chegando ao final do especial Mega Man aqui no Rodgames, vamos confeir as séries que contam uma história alternativa a série principal(clássica – confiram   aqui e aqui),  X – confiram aqui e aqui), Zero – confira aqui, ZX –  confira aqui e Legends – confira aqui), que são a série Battle Network e a série Star Force.

A série Battle Network existe em um universo paralelo (onde a tecnologia de rede floresceu, ao invés da robótica), e a série Star Force é sua sequência.

Mega Man Battle Network é o primeiro jogo da série Mega Man a ser um RPG. A história, porém, se passa em uma dimensão paralela à da série original, tendo como personagem principal Lan Hikari.

Lan Hikari (Hikari Netto no original) é um operador de uma tipo de programa de computador com Inteligência Artificial muito avançada e capaz de sentir emoções, os NetNavis. O seu NetNavi é o MegaMan.EXE (Rockman.EXE no Original), um NetNavi personalizado criado especialmente para ele por seu pai. Logo no começo já se sabe quem são os inimigos, uma organização chamada de World_Three(WWW), cujo objetivo verdadeiro é destruir o mundo criado pelo avô de Lan, a Internet, e tem como líder Dr. Wily.

Durante a aventura Lan descobre diversas coisas sobre sua família, incluindo a verdadeira origem de Megaman.EXE, que é na verdade uma copia genética computadorizada de Hub (Saito no original), o irmão gêmeo de Lan que morreu pouco tempo depois de nascer.

No Operate Shooting Star para Nintendo Ds a história é a mesma mas também fala de uma perseguição no tempo entre Rockman Shooting Star/Megaman Star Force e um navi chamado ClockMan, que capturou Hibiki Misora (Harp Note) da Mega Star Force, e Roll tem que encontrar 3 itens adicionais no jogo.

Jogabilidade

Battle Network se destaca dos demais RPGs por incluir muita estratégia. O campo de batalha é dividido em 2 áreas de 9 quadrados cada, e é possível movimentar Megaman.EXE pela área de ação dele. Outra coisa inovadora são os chips, que auxiliam o NetNavi, dando mais poder de fogo.

No começo de cada turno, você tem 5 chips para utilizar, mas apenas chips de mesmo tipo e/ou código podem ser utilizados juntos. Há a possibilidade de enviar mais 5 chips no próximo turno, pressionando o botão ADD, tendo disponíveis então 10 chips (no gba e ds) e pressionando o botão ADD novamente, têm-se 15 chips (apenas no gba). Ao todo existem 176 Chips (179 no Rockman.EXE Operate Shooting Star), um deles sendo secreto e além disso também existem combinações de chips que resultam em um Programa Avançado (armas mais poderosas) que é formado com 3 chips, existem dois tipos de “Programa Avançado”, o normal que é formado com chips iguais com letras diferentes alinhados em ordem alfabética e o especial que é formado com chips diferentes com a mesma letra.

Há também a presença de elementos. Neutro, Fogo, Madeira, Eletricidade e Água. O ciclo de força é o seguinte:
Fogo > Madeira > Eletricidade > Água > Fogo

Neutro não tem fraqueza ou força.

A série Batlle Network é composta por 6 jogos.

MEGA MAN STAR FORCE

Mega Man Star Force, conhecido no Japão como Ryuusei no Rockman, é um jogo da série MegaMan, desenvolvido para a plataforma portátil Nintendo DS

O jogo fora lançado em três versões distintas, porém muito similares: Pegasus, Leo e Dragon.

Mega Man Star Force, se passa 200 anos após o jogo MegaMan Battle Network 6, embora que muitas de suas funções foram mantidas, como sistema de batalha, melhorado, os Battle Chips (chips de batalha) que foram “transformados” em Battle Cards (cartões de batalha), dentre outras coisas.

O jogo conta a história de Geo Stelar, um garoto comum que perdeu seu pai graças a um acidente na Estação Espacial à três anos atrás, por causa disso, Geo não vai à escola, por medo de se aproximar de alguém de novo, a acabar o perdendo, mas é claro que a presidente de classe Luna Platz, Bud Bison e Zack Temple, tentam forçá-lo a ir à escola, um dia enquanto olhava as estrelas, é atingido por uma luz, Omega-Xis (Mega), um alien do planeta AM que foi destruido pelo Cepheus (FM King) e fingiu ser um alien FM, ele traiu a raça FM e fugiu à Terra com a Chave de Andrômeda, uma chave que destranca uma arma de destruição, ele se une com Geo para formar Megaman, passa a enfrentar os aliens FM e no final Megaman descobre que Cepheus foi enganado pelo Gemini para pensar que os aliens do planeta AM queriam destruir o planeta FM e é por isso que ele não confiou em mais ninguém, mas Megaman o fez perceber que tudo o que estava fazendo era errado e ele junto com os três administradores do planeta AM logo começou a reconstrução do planeta AM:

O jogo se trata de um RPG, ao entrar em uma batalha, o jogador pode se confrontar com até três oponentes dispersos em um corredor 3X5, o jogador deve escolher os cartões, que são mostrados na tela sensível do console (06 por rodada), e serem selecionadas, a quantidade de cartões vai depender de qual coluna escolher, existem três classes de cartões e dois tipos especiais de cartões:

  • Cartões Iniciais (Standard Cards) – Laranja: Cartões obtidos vencendo vírus, coletando ondas misteriosas (cristais verdes, azuis, roxos ou dourados espalhados pela rede) ou comprados.
  • Mega Cartões (Mega Cards) – Azul: Cartões obtidos vencendo os aliens FM.
  • Giga Cartões (Giga Cards) – Vermelho: Cinco cartões com poder incrível (cinco para cada versão) são obtidos em determinados momentos do jogo.
  • Cartões Especiais (Special Cards) – Preto: São cartões especiais que podem acessar aleatóriamente um cartão favorito da BrotherBand (Cartões de amigos) ou ativar a Star Force (se transformar com o poder de um dos administradores do planeta AM, dependendo da versão, as formas variam com o alien AM correspondente a versão do jogo ou cartões adquiridos por jogadores de outras versões via Wireless/Wi-Fi).
  • Cartões Lendários (Legend Cards) – Cinza: São cartões especiais que armazenam uma combinação de cartões iniciais ou mega cartões de uma só vez, mas só podem ser usados uma vez por luta e uma vez apenas, ou seja, ao usar um cartão lendário, ele irá ser removido permanentemente, para adquirir um cartão lendário, é necessário realizar um Melhor Combo (uma combinação de cartões feita ao realizar um dano de 300 ou mais em um dos aliens FM, em suas versões EX ou SP (níveis mais altos), para isso o oponente não pode se mexer e os ataques devem ser feito em uma única rodada, independentemente dos cartões serem ofensivos ou defensivos, isso é necessário para transformar um Melhor Combo em um Cartão Lendário, deve-se falar com o Lendário Mestre Shin (um garoto que possui óculos amarelos após certo momento no jogo) no topo do edifício da AMAKEN, podem ser feitos quantos cartões lendários o jogador quiser, porém apenas dez cartões podem ser colocados na caixa de cartões (onde guarda os cartões adquiridos fora da pasta de cartões eletrônicos de batalha [não são cartas de baralho]).

Os cartões também são divididos em tipos:

  • Cartões ofensivos: Cartões como “Cannon” (Canhão) ou “Sword” (Espada), que apenas machucam o oponente.
  • Cartões defensivos: Cartões como “Barrier” (Barreira), Aura e outros de mesmo gênero.
  • Cartões de auxílio: Cartões que ajudam o jogador, como aumentar a força de certo cartão ou aumentar as chances do oponente ser paralisado.
  • Cartões de cura: Como o nome diz, são cartões que recuperam a saúde do personagem.

Os cartões também são divididos em elementos, que determinam se o poder do cartão pode ser dobrado ou não:

  • Elemento Fogo: Tem vantagem sobre Madeira.
  • Elemento Água: Tem vantagem sobre Fogo.
  • Elemento Madeira: Tem vantagem sobre Eletricidade.
  • Elemento Eletricidade: Tem vantagem sobre Água.

O jogador deve usar o botão “A” do console para lançar o ataque, obviamente mirando o oponente antes e desviando dos golpes do inimigo usando as setas direcionais, também é possível fazer um mega ataque (permite focar uma mira no oponente e acertar diretamente e é útil quando for atacar com espadas) ao pressionar baixo do direcional com um cartão ofensivo, mas só irá funcionar se o cartão for uma arma, se for um cartão defensivo, de auxílio, cura, mega ou giga, o ataque não pode ser feito e alguns golpes não podem ser desviados, mas podem ser defendidos usando o escudo acionado com a tecla “Y”, alguns golpes não podem ser desviados de nenhum modo, enquanto o jogador luta, uma barra é preenchida, quando ela está cheia, as teclas “L” ou “R” podem ser pressionadas para a escolha de cartões novos, caso o jogador use todos os cartões antes que a barra seja preenchida, pode usar um atirador fraco, porém de munição ilimitada com a tecla “B” que pode ser carregado para o dano ser ampliado em dez vezes ao esperar a carga se completar quando o personagem não atirar alguns segundos, não usar cartões por alguns segundos e não for atingido (exceto se tiver a super armadura), o jogador também pode pausar a batalha usando a tecla “START” e também é possível desligar a câmera do mega ataque na pausa, porém isso não pode ser usado em batalhas pela rede Wireless (Rede Sem-Fio a curta distância) ou via Wi-Fi (Rede Sem-Fio a longa distância).

O jogo atualmente teve duas continuações, Mega Man Star Force 2 e Mega Man Star Force 3.
Em Mega Man Star Force 2, a história acontece dois meses depois do final da história do primeiro jogo, quando uma nova inimiga, Orihime (Lady Vega [Vegalita]) aparece, visando usar a tecnologia da antiga civilização Mu para conquistar o planeta.

Em Mega Man Star Force 3, a história acontece quando um meteoro se aproxima para se colidir com o planeta e afeta as ondas eletromagnéticas da terra, assim um novo vilão conhecido como Mr. King pretende usar os ruídos eletromagnéticos do meteoro para conquistar o planeta.

Pois é pessoal e agora esperem a ultima parte dos especial Mega Man, os desenhos animados e animes de Mega Man! Aguardem!

Tags: , , , ,

About rodgames

Um jogador das antigas, que ainda continua na ativa no mundo dos videogames!

One response to “Especial Mega Man – Os spin offs mais famosos da saga, a série Battle Network e a série Star Force”

  1. MAX says :

    A série comecou a cair com esse star force….

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: