Especial Mega Man 25 anos – Parte 5 – o ressurgimento de Zero

 Olá pessoal, depois de termos finalizados a série Mega Man X(confiram aqui e aqui) e de relembramos  a série clássica,(relembrem aqui e aqui) vamos continuar com a terceira fase da saga Mega Man, a fase Mega Man Zero que é exclusiva do Game Boy Advanced.

Mega Man Zero, conhecido como Rockman Zero, é a terceira série na cronologia do Mega Man principal e a quinta na série ao todo de Mega Man, criada por Keiji Inafune e dirigida pelo diretor da série Mega Man Legends Yoshinori Kawano. Consistindo de quatro jogos desenvolvidos para o Game Boy Advance pela Inti Creates, a série foi iniciada com o lançamento de Mega Man Zero em 2002.

A série Zero, continua com a tematica séria que se encontrava na Série X, completando definitivamente a perda da infantilidade ocorrida na Clássica. Trata de temas como corrupção governamental e luta pela igualdade, e possui um enredo excepcionalmente detalhado. Em termos de jogabilidade, apresentou novidade como a inserção de diversas novas armas e a possibilidade de passá-las de nível, a mudança para um estilo híbrido de RPG e aventura, a diversidade de objetivos das missões e de localizações para os chefes, a presença dos Cyber Elves (programas de computador que podem atuar sobre o mundo físico), e o aumento significativo na dificuldade, contudo, é uma das poucas séries que não teve opção de jogar com outros personagens em nenhum de outros jogos alem da perda do sistema de armadura.

A transição entre a série X e a série Zero é cheia de guerras e violência. Não muito tempo depois do fim da série X, os humanos criaram criaturas chamadas de CyberElfs, porém essas criaturas deixavam de funcionar logo após o primeiro uso. Para resolver isso, foi criado um CyberElf extremamente poderoso, a Mother Elf. Mas, um cientista, Dr. Weil, usa o corpo original de Zero, que estava fora de funcionamento, e transforma-o em Omega, um robo extremamente poderoso. Então, Dr. Weil funde Mother Elf a Omega, deixando este quase invencível.

Tem início, então, as Elf Wars. Milhares de humanos e reploids morrem tentando impedir Omega. X, que era o líder dos Maverick Hunters, se sacrifica para acabar com Omega. Dr. Weil é então senteciado a viver para sempre na solidão do espaço. Omega, que ainda poderia se reativar, é separado da Mother Elf e, então, mandado para o espaço para nunca mais voltar.

Sem um líder, os Maverick Hunters logo se dissipam. Fora criada uma cidade onde os humanos pudessem viver em paz, a Elysium de X, mas com o nome de Neo Arcadia.

Algumas décadas depois, uma jovem cientista, Ciel, resolve construir um substituto para X, nascendo o Copy-X. Porém, algo dá errado e Copy-X se mostra bem diferente do X original. Ele, usando a força para manter a paz, cria 4 guardiões. Harpuia, Leviathan, Fefnir e Phantom (que são feitos a partir dos dados do X original).

Ciel foge de Neo Arcadia, junto com um de Reploids e humanos, e monta uma organização para combater Copy-X, que estava acusando diversos reploids de serem Mavericks e destruindo-os.

Mas as coisas não estão fáceis para Ciel, que tem que recorrer a uma lenda no fundo de um laboratório abandonado, um lugar desolado, onde dorme o Reploid lendário, Zero. Ciel encontra Zero e este ajuda ela, mais para recuperar as lembranças perdidas do que lutar contra Neo Arcadia. Durante a fuga do laboratório, Zero se depara com um Golem. Parecia que a vitória era impossível, mas uma voz misteriosa (que na realidade é a de X) entrega a Zero uma arma, o Z-Saber. Zero então facilmente destrói o Golem e salva Ciel.

Logo após esse primeiro conflito, Zero decide ajudar a Resistência, e cumpre diversas missões. Zero enfrenta os quatro guardiões durante algumas missões, e finalmente ele tem que invadir Neo Arcadia, e enfrentar o próprio Copy-X. Zero novamente enfrenta os guardiões, e acaba destruindo Phantom. Zero consegue derrotar Copy-X ao final, que se transforma em 2 formas: Angel X e Seraph X. Mas ainda assim, a luta contra os opressores de reploids continua. Zero se perde em um deserto, após a auto-destruição de Copy-X.

O verdadeiro Mega Man X na forma de um Elf-X(uma espécie de fantasma) aparece para um Zero desacordado e passa a responsabilidade da luta para Zero.

2 anos depois, Harpuia, líder dos quatro guardiões, se torna o novo líder de Neo Arcadia. Harpuia encontra Zero no deserto e o leva para a Base da Resistência. Zero, que seguira seu próprio caminho após a luta contra Copy-X, se encontra novamente com Ciel. A Resistência está mais organizada agora. O novo líder, Elpizo, se mostra bastante competente na luta contra Neo Arcadia.

Ciel agora procura uma nova fonte de energia, para tentar resolver o conflito com Neo Arcadia, tentando trocar a nova tecnologia pela paz. Mas, para tanto, é preciso encontrar Mother Elf, que desde o fim das Elf Wars desaparecera.

Depois de diversas missões, Zero descobre que Elpizo estava querendo encontrar a Mother Elf e fundi-la em si, para se tornar mais poderoso. É então iniciada a segunda invasão a Neo Arcadia. Elpizo, controlado por Mother Elf, quer chegar até o corpo do verdadeiro X e destrui-lo. É revelado então que Mother Elf fora corrompida por Dr. Weil e passa a se chamar de Dark Elf.

Por maior que fosse o esforço de Zero, ele não consegue impedir a destruição do corpo original de X.

Depois de acabar com Elpiso, a Dark Elf escapa, deixando para trás dois baby-elves. X aparece como um Cyber-Elf na frente de Zero. Embora com poder limitado, X tentará ajudar Zero futuramente.

Zero continua a ajudar a Resistence e, em uma investigação a uma nave que colidiu com a Terra, Zero se depara com um de seus maiores desafios: Omega. Após uma curta batalha, Dr. Weil aparece, assim como Copy-X, que foi reconstruido por Weil.

Ciel, que manteve os dois baby-elves (cujos nomes são Clie e Plie [ou Crea e Prea], dados a eles por Allouette), começa a estudá-los em busca da nova fonte de energia. Porém, eles fogem, chamados pela Mãe, a Dark Elf. Zero tem que enfrentá-los. Na primeira batalha, a Dark Elf aparece, mas Omega também. Este, então, absorve mais uma vez a Dark Elf. Harpuia, numa tentativa deseperada, tenta destruir Omega, mas seu esforço é em vão.

Na segunda batalha contra Clie e Plie, Zero se vê obrigado a destrui-los. Então, Zero vai atrás de Omega em Neo Arcadia. Omega se mostra um oponente a altura de Zero, mas ainda assim cai diante do herói.

Por fim, Zero cai no lugar onde tudo começou: O laboratório abandonado onde Ciel o despertara há não muito tempo. Com os pedaços de Omega por toda parte, Weil diz que os poderes dele são fantásticos… …para uma cópia. Uma luz cobre a cabeça de Omega e a sombra de alguém aparece ali. Weil então faz uma grande revelação: Zero é apenas uma cópia, não o verdadeiro Zero.

Zero então se depara com seu maior desafio, ele mesmo (!). O original se mostra muito mais capaz do que a cópia. Mas esta leva a melhor. Dark Elf surge e tenta reanimar o Zero Original, entretanto, Harpuia, Fefnir e Leviathan atacam o Original.

Weil ordena à Dark Elf que destrua todos, porém ela resiste, começando a desfazer da corrupção causada nela por Weil. Porém, Omega se reativa no game Mega Man ZX,mas é destruído por Vent/Aile(Biometal OX)

Elf-X aparece e explica que Zero pode ter um corpo que é apenas uma cópia, mas a mente é a do verdadeiro Zero. Também diz que ele e Zero derrotaram aquele mesmo Omega um século atrás. Zero então decide acabar com o corpo original, Weil tenta intervir perguntando se Zero não tem nenhuma ligação com o corpo original, todavia Zero ainda assim destrói seu corpo original.

Elf-X então se sacrifica para salvar Zero, usando toda a pouca energia que lhe restava. X pede para que Zero proteja os humanos e os reploids igualmente, já que a ameaça de Dr. Weil não chegou ao fim. Zero acorda no topo da base da Resistence. Mother Elf, totalmente purificada da corrupção de Weil, aparece. Zero e Ciel deixam Mother Elf aproveitar a liberdade, agora que não pode causar mais estragos. Não se sabe se Elf-X morreu mesmo depois do sacrifício.

Depois da derrota de Omega e da destruição da Dark Elf, Zero e Ciel continuaram sua luta contra Neo Arcadia e agora possuíam uma base móvel. Enquanto isso, alguns humanos se rebelaram contra NA e contra os reploids (o que implica rebelar contra a Resistance Base) e foram viver na área Zero, um local onde a colonia espacial caiu. Ali começou a ter vida e ficou habitável para humanos. Mas Weil, que ainda estava vivo, tentou bloquear o acesso desses humanos a essa área mandando um ataque ao comboio que seguia para lá. Zero e Ciel interceptaram esse ataque mas Weil não sossegou e continuou tentando destruir esses humanos para provar que fora de Neo Arcadia a vida dos humanos não poderia continuar. Zero descobre qual o plano de Weil. O cientista está tentando reativar a colônia espacial Ragnarok, que possui um canhão capaz de destruir a Area Zero. Zero então enfrenta sua última batalha, no topo da colônia, destruindo completamente Dr. Weil. Não obstante, em consequencia, Ragnarok inteira cai sobre a Terra, não sobrando nada de Zero (a não ser seu capacete).

Tags: , , , , , , ,

About rodgames

Um jogador das antigas, que ainda continua na ativa no mundo dos videogames!

9 responses to “Especial Mega Man 25 anos – Parte 5 – o ressurgimento de Zero”

  1. William says :

    Essa série é foda DEMAIS! Aborda temas muito interessantes, como a liberdade (reploid x humanos), utopia (Neo Arcadia), revolução (Resistência), honra (Elpizo) e conflito de identidade (Zero como clone, que inclusive me pegou muito de surpresa no 3 haha). Outro fator maneiro é que é uma série bem fechada, redonda. Tem início, meio e fim em quatro jogos no GBA sem ficar naquela dança de plataformas. O prólogo é igualmente foda, direito a outra série de Mega man com o tema Elf Wars

    Só achei que vc foi muito injusto com o coitado do Elpizo! haha
    Depois do primeiro jogo, Elpizo teve um papel importantíssimo para a evolução do Resistência, que durante o 1 era muito vulnerável. Ele tinha uma boa relação com Ceil, mas os dois tinham opiniões diferentes em relação a guerra: Elpizo queria combater Neo Arcadia a força, invadindo a cidade utópica e acabar com a ditadura de X, já Ceil queria concluir sua pesquisa de energia ilimitada para negociar com Neo Arcadia e obter a paz sem o uso da força bélica. Apesar disso os dois tinham uma boa relação, e Elpizo era apaixonado por Ceil e suas causas eram nada menos para impressionar a loirinha. A volta de Zero (que fora dado como morto) foi uma avalancha para cima de Elpizio. Primeiro pq ele sentia ciúmes em relação a Ceil, e segundo pq as pessoas da Resistência passaram a dar mais importância ao lendário reploid do que ao reploid de nome peculiar. Tempo se passa, Zero vai completando missões e ganhando cada vez mais nome, e Elpizio não consegue mais esperar e inicia uma invasão PESADA para a base de X em Neo Arcadia. Final disso tudo: Elpizio teve de enfrentar os 3 guardiões e fora HUMILHADO, e o pior: teve de ser resgatado por Zero! Todo o seu investimento, toda a sua honra e dignidade foi por água abaixo com essa missão, e o objetivo de Elpiizo passou a ser único: poder. Poder para acabar com Neo Arcadia, poder para recuperar sua honra e poder para reconquistar Ceil. Sua busca a Mother Elf (fonte de poder) acaba o enlouquecendo, corrompendo e o resto é explicado no post. Ou seja Elpizo não foi inteiramente mau, ele apenas foi vítima dos acontecimentos decorrentes no jogo.

    Vish como ficou ongo minha descrição haha pra provar como a série respeita muito bem o cenário e os personagens🙂

  2. Alucar says :

    Cara muito foda o tópico e muito legal o complemento do William, parabéns a ambos

  3. rodgames says :

    Valeu pelos elogios Alucar e William obrigado pelo complemento, enriqueceu bastante o tópico!

  4. xbox one giveaway says :

    I relish, lead to I found exactly what I was looking
    for. You’ve ended my folur dday long hunt! God Bless you man.

    Have a nice day. Bye

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: