Especial – Os 25 anos de Mega Man – Parte 2

megaman

Conforme prometido, o Rodgames vai continuar com seu especial, voce pode conferir a primeira parte aqui. Hoje continuaremos com a série clássica e seus devidos spin-offs, adaptações e remakes. Vamos lá que a estrada é longa.

MEGA MAN 8 (PSX e Sega Saturn)

Mega Man faz sua estréia nos consoles de 32 bits. O estilo gráfico foi novamente reformulado, diferindo de Mega Man 7, que apesar de atualizar os gráfico tentou manter o estilo do personagem como na série dos jogos de NES. Foi neste jogo que houve a estréia na série clássica de videos em estilo anime contando a história do jogo. Mega Man 8 juntamente com Mega Man X4 (aguardem que a vez dele vai chegar no Rodgames) foram lançados para comemorar o aniversário de 10 anos do personagem. Vale ressaltar que existem diferenças entre as versões de Sega Saturn e Playstation 1. A versão de Saturn conta com dois chefes a mais, Cut Man que veio de Mega Man 1 e Wood Man de Mega Man 2. No estágio de Aqua Man, a água tem efeitos de ondulação na versão Saturn, em compensação no Playstaion 1 a água possui efeito de transparência, ausente na versão da Saturn. Devido a compressão dos videos serem diferentes nas versões onde, no Playstation 1 os vídeos rodam no formato MPEG, enquanto que no Saturn os vídeos sofrem compressão no formato Cinepack, que leva a uma pequena perda de qualidade no vídeo. Por falar em vídeo, vale ressaltar a bela abertura que relembra a luta de Mega Man  contra os Robot Masters desde o Mega Man 1 até o 7.

Sobre a história, vamos lá: São tempos de paz, até que dois poderosos robôs batalham entre si no espaço e acabam caindo na Terra. Light envia Mega Man para dar uma olhada. Entretanto, Wily chega antes e retira algo dos robôs. Ele envia ainda quatro robôs para atacarem a Terra. Enquanto Mega Man combatia eles, Dr. Light analisava um dos robôs: Duo. Mega Man destrói os Robot Masters e, ao voltar ao laboratório, vê Duo acordar e sair quebrando o teto. Mega Man o ataca e Proto Man tem que intervir na luta, dizendo que Duo não era um inimigo. Duo aproveita e foge. Mega Man chega até o laboratório de Wily, que estava sendo atacado pelo outro robô do espaço. Duo salva Megaman, destruindo o outro robô. O adversário de Dr. Light foge e envia mais 4 Robot Masters, que são vencidos por Mega Man. Na luta contra Wily, Mega Man fica totalmente indefeso, contudo é salvo por Duo. Após derrotar o vilão e retirar uma energia maligna de Mega Man, Duo volta ao espaço.

MEGA MAN & BASS (SUPER NES e Game Boy Advance)

Primeiro jogo da série clássica onde se pode controlar BASS. A diferença entre os personagens é que enquanto Mega Man pode escorregar e carregar os tiros, Bass pode atirar em 7 direções diferentes e dar o pulo duplo. A versão americana de Mega Man & Bass do Super Nintendo (Famicon no Japão) nunca foi lançada no ocidente, sendo restrita ao mercado oriental onde é conhecida como Mega Man & Forte. Segundo Keiji Inafune, esse jogo nunca foi pensado para ser o Mega Man 9, mas sim algo como um Mega Man 8,5, como se fosse um final alternativo para os eventos pós Mega Man 8 f, mas com o lançamento de Mega Man 9, o final faz referência  a Mega Man & Bass tornando-o canônico para a série. O jogo utiliza o mesmo estilo gráfico de Mega Man 8, mas em menor resolução, enquanto que as músicas e efeitos sonoros remetem ao Mega Man 7. Vamos a história do jogo: King, um robô misterioso, aparece na cidade e começa a roubar robôs que já foram criados antes. Ele aparece junto com os robôs Dynamo ManCold ManBurner ManGround ManMagic Man e Pirate Man e toma para si os robôs Astro Man e Tengu Man, originários do Mega Man 8. Megaman e Bass partem para descobrir o significado disso. O jogo ocorre cerca de um ano depois de Mega Man 8

ROCKMAN & FORTE: Mirai Kara no Chousensha (WonderSwan)

A continuação direta de Rockman e Forte  foi desenvolvida pela Bandai e licenciada pela Capcom e lançado para o portátil Wonderswan. Foi o último jogo da série clássica antes do lançamento do Mega Man 9. A jogabilidade segue a mesma do Rockman e Forte 1; as músicas são remakes do jogo original, perdendo muita da qualidade devido as limitações do portátil, bem como os gráficos. O jogo possui apenas 8 estágios (incluindo a introdução e o estágio final), com 7 robot masters como chefes e o chefão final que é o Mega Man Shadow. Uma curiosidade, esse é o único jogo da série clássica onde o Dr. Wily não tem NENHUMA participação no jogo. Vamos a história: Um misterioso robô chamado Mega Man Shadow a ataca a cidade de Sinphony City, liderando a Dimensions, com os robôs Aircon ManDangan ManClock MenKonro ManCompass Man e Komuso Man. Wily manda Bass investigar o caso, e Light encarrega Mega Man. No final, Mega Man Shadow revela o seu passado, ou melhor, o  futuro.

MEGA MAN 9 (PS3, Xbox 360 e WII)

Depois de anos sem um lançamento oficial de um jogo da série clássica do Mega Mana, eis que é anunciado Mega Man 9 para o Xbox e Nintendo Wii. Imagina que beleza, um Mega Man feito com o poderio dos consoles atuais, com gráficos e músicas atualizadas? Era tudo o que eu queria e sabe o que a Capcom me deu? Um jogo com o gráfico e a música da época do NES 8 bits. Segundo o criador Keiji Inafune, esse jogo pretendia resgatar a aura dos jogos clássicos de Mega Man para o Nintendo, principalmente o Mega Man 2. Já que neste jogo não podemos carregar o Mega Buster e nem aplicar o slide, só tenho algo a dizer: Vá a merda Capcom! SE EU QUISESSE JOGAR OS MEGAMAN COM O ESTILO DO NES, EU IRIA JOGAR O MEGA MAN 2 DO MESMO. Custava colocar o jogo com melhores gráficos e dar a o opção ao jogador caso ELE QUISESSE jogar com os gráficos antigos? Claro que custa né Capcom, afinal,  fazer esse jogo nesse estilo retrô, deve ter custado zilhões de dólares. Fora que nesse jogo a Capcom ainda colocou Download Contents para arrancar mais grana dos jogadores. Um dos melhores era  jogar com o PROTOMAN, onde a graannddeee diferença era que ele usava um escudo. Que “bela” vantagem hein Capcom? Bem vou parar de reclamar e falar sobre a história do jogo. O criador de Mega Man, Dr. Light é acusado de uma rebelião robótica e Dr. Wily aparenta não ter nenhuma conexão, anunciando inclusive que precisa de doações para completar robôs por ele criado para combater os de Dr. Light. Mega Man precisa lutar para provar a inocência de seu criador e expôr as reais intenções de Wily.
 
                                                                                                                                  MEGAMAN 10 (PS3, XBOX 360 e WII)
 
Mantendo o estilo do jogo anterior, Mega Man 1o te dá a opção de jogar com Protoman e com Bass (caso você pague o download content). Nesse jogo há um novo easy mode para os jogadores que perderam os cabelos em Mega Man 9. Uma curiosidade é que os vilões de Mega Man 5 de Game Boy marcam presença nesse jogo.  Bem vamos a história: Uma nova doença assola os robôs chamada “robo-enza”,nome derivado de Influenza (Vírus) e que faz com que os robôs venham a agir de modo diferente,  ficando malucos. Mega Man vai descobrir a origem de Robo-Enza. Os fãs postulam que o Robo-Enza possa ser um precussor do Marverick virus da série Mega Man X.
 
REMAKES
 
 MEGAMAN: THE WILY WARS (MEGA DRIVE)
 
 
 
Jogo exclusivo para o Sega Mega Drive. Este jogo é um Remake de 16-bits dos três primeiros jogos da série: Mega Man I, Mega Man II e Mega Man III, o jogo conta com gráficos e música melhorados.  O jogo também inclui mais o game secreto The Wily Tower. Esse Remake é mais do que recomendado!
 
MEGA MAN: POWERED UP (PSP)
Remake do primeiro Mega Man para o Psp, o jogo conta com gráfico 3D em um ambiente 2D e  com um estilo gráfico Super Deformed (personagens cabeçudos com traços infantis). O jogo permite  jogar com Protoman, que é um personagem secreto e tem dois estilos de jogo: New e Old Style. O  New style é uma reimaginação das fases levando em conta o formato da tela widescreen do PSP e o old style se assemelha ao estilo do clássico de nintendo 8 bits. O jogo conta com dois chefes a mais, Oil Man e Time Man e com isso toda a estratégia de matar os chefes ficou diferente comparado com o original. Esse jogo permite jogar com os oito Robot Masters, desde que se cumpra alguns requisitos no jogo.  O jogo teve baixas vendas nos EUA e o personagem Oil Man foi eleito de mal gosto e com fundo racista (a turma do politicamente correto consegue achar chifre em cabeça de cavalo).
 
SPIN OFFs
 
MEGA MAN SOCCER (Snes)
 
Mega Man Soccer, diferente dos outros jogos, não é um jogo de aventura e sim, um jogo de futebol. Este jogo tem algumas características de Mega Man V, apesar de nenhum robot master de Mega Man V aparecer. Estava um dia tranquilo na cidade. Porém, Dr. Wily e vários robots querem dominar o futebol e o mundo, invadindo o estádio. Então Dr. Light faz uma modificação nos circuitos de Mega Man, para que ele possa jogar bola. Mega Man deve impedir os planos de Wily querer dominar o futebol e o mundo. Os personagens do jogo são: Mega ManProto Man,Dust ManCut ManEnkerBomb ManFire ManWood ManSkull ManIce ManElec ManAir ManPharaoh ManBubble ManSnake ManNeedle ManToad ManFlash ManGemini ManTop Man e Dr. Wily (secreto). Esse jogo acontece alguns meses depois de Mega Man 4 para NES.
 
SUPER ADVENTURE ROCKMAN (PSX e Saturn)
Super Adventure Rockman é um jogo lançado no Japão. O jogo alterna entre um filme interativo em que o jogador toma decisões à partir de uma lista de opções texto, e combates de tiro em primeira pessoa contra inimigos e chefes. Ruínas antigas aparecem repentinamente na Floresta Amazônica, com um campo eletromagnético ao seu redor que é capaz de cessar quase todas as máquinas e eletricidade que chegam perto, incluindo robôs. As Nações Unidas tentaram descobrir o que eram, mas não podiam se aproximar com máquinas. Um ano depois as investigações cesaram e nomearam o local de Lanfront Ruins e o templo nelas de “Templo da Lua”, acreditando que eram da civilização Maia. Três anos depois, Dr. Wily investiga porque a campo eletromagnético está crescendo tão rápido e descobre um antigo supercomputador alienígena chamado “Ra Moon” escondido no templo das ruínas. Ra Moon analisa o laptop do Dr. Wily e revive seus 16 Robôs Mestres de Mega Man 2 3 e finge ajudá-lo a conquistar o mundo para conseguir seu objetivo. Keiji Inafune considera esse jogo como o pior jogo do Mega Man da série clássica. Acontece cronologicamente após Mega Man 5 do NES. Três semanas depois, Roll é infectada pelo campo eletromagnético. Dr. Wily anuncia na TV que ele quer dominar o mundo, e se isso não for feito em duas semanas, ele ira parar todas as máquinas. Dr. Light imuniza Mega Man e seus irmãos do campo eletromagnético e os envia até as ruínas para deter o Dr. Wily antes que seja tarde demais. Detalhe: a música de abertura é a mesma da versão japonesa de Mega Man 8, INFINITAMENTE superior a música de abertura da versão americana do mesmo.
 
MEGA MAN: The Power Battle (ARCADE)
Mega Man:The Power Battle é um título spin-off da série clássica e um dos dois jogos de luta da série. Foi lançado no Japão e na América do Norte em 1995. Foi seguido por uma seqüência, Mega Man 2: The Power Fighters (no ano seguinte). Foi re-lançado em 2004 como parte da compilação Mega Man Anniversary Collection para Playstation 2 e Gamecube e Rockman Battle & Fighters para Playstation 2. Battle & Fighters é exclusivo para o Japão. Neste jogo,você pode jogar como Mega Man, Proto Man, ou Bass.
A história do jogo é simples: o mal Doctor Wily reconstruiu alguns dos seus Mestres robô, com o qual ele está tentando dominar o mundo, forçando os heróis para detê-lo. (Ocorre após Mega Man7).
 
MEGA MAN: THE POWER FIGHTERS (ARCADE)
Sequência de  POWER BATTLE. Além dos três personagens anteriores, você pode controlar Duo de Mega Man 8.  Nesse jogo cada personagem tem um epílogo quando o jogador bate o jogo. No entanto, em The Power Fighters, os epílogos são mais detalhadas e têm mais a ver com passados ​​e futuros  dos jogos Mega Man, fornecendo explicações vagas sobre personagens e é considerado canônico. O jogo da mais detalhes sobre a energia maligna incidente de Mega Man 8 e como o Dr. Wily criou Zero da série Mega Man X. Ocorre após Mega Man 8
 
WILY AND RIGHT’s ROCK BOARD: THAT’s PARADISE (NES)
O jogo se assemelha muito com o famoso jogo Monopoly, sendo que o objetivo é ter o maior número de propridades e de laboratórios. O jogo se constitue de um tabuleiro onde o jogador pode escolher seu personagem (Dr. Light, amarelo; Dr. Wily, negro; Dr. Cossack, azul; Kalinka, vermelha; e Roll, rosa), que girará uma roleta com oito números diferentes e começará o jogo com 2000 Zennies (moeda comercial do jogo). Ao longo do jogo, o personagem irá parar por vários lotes, uns mais baratos e outros mais caros; estes lotes podem ser comprados pelos personagens e podem ser usados para construir um laboratório (seja de qual personagem for). Se alguém parar no lote ou laboratório de alguém, terá que pagar uma taxa (que varia dependendo do tamanho do laboratório). No jogo, os personagens podem comprar os lotes e os laboratórios dos outros ou então alugar um lote para construir o seu próprio laboratório. O personagem também podem expandir o seu laboratório na esperança que outro personagem não o compre. Durante o jogo, haverá Spacecards, que são chances obrigatórias do jogador escolher uma carta que ou irá o ajudar ou atrapalhar o seu jogo.
 
ROCKMAN STRATEGY (PC)
)
Jogo de estratégia lançado em Taiwan em 2001, introduz um novo personagem chamado Fan. O jogo lembra uma mistura de RPG com estratégia.
 
 
ROCKMAN: GOLD EMPIRE (PC)
 
 
 
Pense se misturassem Banco Imobiliário,  Mega Man e Sim City. Não gaste seus neurônios, pois o resultado é Rockman: Gold Empire
 
 ROCKMAN: BATTLE FIGHTERS(Neo Geo Pocket)
Conversão para o portátil da Neo Geo, dos dois jogos do Mega Man lançados para Arcade, sendo o Mega Man Power Battle e o Mega Man Power Fighter, claro que adaptando gráficos e músicas a capacidade do   portátil.
 
MEGA MAN: Battle & Chase
 
O Produtor Keiji Inafune disse que queria transmitir o estilo da série Mega Man para o universo dos jogos de corrida e o resultado foi o jogo de “karts” do Mega Man
 
ADAPTAÇÕES E COLETÂNEAS:
 
MEGA MAN 1 e 3 (PC)
 
Adaptações do primeiro e terceiro jogo da série clássica, são consideradas as piores adaptações dos jogos do  Mega Man de todos os tempos. Vendo as fotos da para entender o porque.
 
MEGA MAN: ANNIVERSARY COLLECTION (Gamecube, PS2 e Xbox)
 
Coletânea de jogos que incluem do Mega Man 1 ao 8, além dos dois jogos de arcade, totalizando 10 jogos em disco, mais do que recomendado!
 
Finalmente terminamos a série cláasica. Todos os jogos para videogames e pcs foram relembrados aqui no rodgames. Não contamos as conversões para celulares pois senão, a matéria iria durar anos para terminar e afinal, precisamos iniciar uma das fases mais conhecidas e adoradas pelos leitores, a saga do MEGAMAN X!

Tags: , , , , ,

About rodgames

Um jogador das antigas, que ainda continua na ativa no mundo dos videogames!

15 responses to “Especial – Os 25 anos de Mega Man – Parte 2”

  1. Vinny says :

    Cara a versão de pc é pavorosa

  2. Anonymous says :

    Vem logo Mega Man X!!!

  3. Rafael de Oliveira says :

    Rodrigo, “ducarai” seu especial Mega Man.
    Só uma pergunta: Cadê o mega Man X? kkk

  4. Alucard says :

    Concordo com o Rafael, ficou foda o especial, mas a duvida que não quer calar quando sai o Megaman X, kkkk?

  5. Anonymous says :

    Muito foda e tb estou esperando o Mega Man X

  6. Ragna says :

    Para não fugir a regra, cade o Mega Man X?

  7. Fry says :

    To bobo com o tanto de spin off que o Megaman tem!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: