Curiosidades sobre Sonic the Hedgehog

https://i2.wp.com/powersonic.com.br/downloads/fotos/welcome.jpg

Vamos falar um pouco do Sonic aqui no Rodgames, vamos relembrar algumas curiosidade do ouriço mais famoso e rápido do mundo!

Sonic Twosday

  Você sabia que o dia do lançamento de Sonic 2 ficou conhecido como “Sonic Twosday”? Sabe porque? Porque ele foi lançado no dia 24 de novembro de 1992, uma terça- feira (tuesday) que tem mais ou menos a mesma pronuncia que “twosday”.

Dica do Sonic 1

  A dica de seleção de fases no Sonic é: cima, baixo, esquerda, direita. Coincidência ou não, no Sonic Advance 1, para selecionar o Sonic + Tails, você tem que fazer: no Sonic apertar CIMA, no Tails apertar BAIXO, no Knuckles apertar L,  e na Amy apertar R. Lembrando que l = left (esquerda), e r = right (direita)

Sonic 3D Blast, Sonic CD e Knuckles Chaotix

  Você reparou como todas as fases de Sonic 3D Blast, Sonic CD e Knuckles Chaotix têm duas palavras e começam com a mesma letra? Por exemplo: Green Grove; Palmtree Panic; Panic Puppet; Metalic Madness; etc.

Sonic CD Sonic 3D Knuckles Chaotix
  • Palmtree Panic Zone
  • Collision Chaos Zone
  • Tidal Tempest Zone
  • Quartz Quadrant Zone
  • Wacky Workbench Zone;
  • Stardust Speedway Zone
  • Metallic Madness Zone
  • Special Stage
  • Green Grove Zone
  • Rusty Ruin Zone
  • Spring Stadium Zone
  • Diamond Dust Zone
  • Volcano Valley Zone
  • Gene Gadget Zone
  • Panic Puppet Zone
  • The Final Fight
  • Isolated Island
  • Botanic Base
  • Speed Slider
  • Amazing Arena
  • Marina Madness
  • Techno Tower

Monitores de Sonic 3 & Knuckles

Ícones no Sonic 3 & Knuckles – repare que existem três cores nos ícones, numa espécie de flecha (.:). A cor de cima será sempre a cor da paleta que está o personagem em que se está jogando. A regra é valida também para Knuckles. A primeira foto é dele normal e a segunda é quando vira Hyper.
O Tails é o único que foge da regra. Em sua forma normal, a cor de cima é azul e não a cor dele. (Por Antônio Tito).

Debug Mode

  O truque do modo de edição de Sonic 2 (conhecido por Debug Mode ou Truque das mil faces) é na verdade a data de lançamento mundial do jogo em inglês (1992/11/24)! Lembre-se que nos EUA o ano vem primeiro, seguido pelo mês e dia. Isto também serve para Sonic & Knuckles + Sonic 2, cujo modo de edição se faz com 1,9,9,4,1,0,1,8 (18 de outubro de 1994).

Novos Mascotes da SEGA

  Segundo a revista Sega Mania, de janeiro de 1995, a Sega queria tirar o cargo de mascote de Sonic e entregá-lo para um personagem chamado Dynamite Heady, uma papagaio que usa gravata colorida e muda de cabeça quando pega o poder dos inimigos. Esse game até saiu para Game Gear e Mega Drive, mas a SEGA viu que o mascote não chegava aos pés de Sonic. Costuma-se falar que ToeJam & Earl também foram cogitados para substituir o ouriço, mas supostamente devido ao jeito molenga e americanizado dos personagens, supostamente Yuji Naka teria intervido e aí mantiveram o Sonic. O que é certo, é que Sonic The Hedgehog substituiu o personagem Alex Kidd.

Tails Ou Miles?

  Jogando os games Sonic 2, Sonic 3 e Sonic 3 & Knuckles, num Mega Drive japonês, o nome utilizado para a nossa querida raposa é “Miles”. Seu nome verdadeiro” e não “Tails” como quando você joga nas versões americanas ou européias do Mega Drive. Isso ocorre no contador de vidas, nos finais de ato, telas de seleção de fases, estágios especiais, etc.

Flicky

  Um grande clássico do Mega Drive, um jogo super antigo e bem simples, Flicky é um jogo em que você tem que salvar uns passarinhos amarelos. Os Flickies retornaram várias vezes nos jogos do Sonic, fazendo cameos. Estão presentes em praticamente todos os jogos do Sonic, com grande destaque no Sonic 3D Blast e Sonic 3 & Knuckles no Super Tails. O jogo é bem simples: você tem que pegar os flickies e salvá-los (igualzinho Sonic 3D Blast, não?).

Sonic & Knuckles RPG

  Como todos sabem, o Dreamcast foi o último videogame da Sega, com a sua retirada no ramo dos consoles. A notícia pegou algumas fabricantes de surpresa, que estavam produzindo jogos ainda pro videogame e tiveram de abortar o processo imediatamente. A própria Sega cancelou alguns jogos. Dentre a lista dos mais de 100 jogos, surgem nomes famosos como: Streets Of Rage 4, Daytona USA 3 e por supresa, o game Sonic & Knuckles RPG. Infelizmente, o jogo entra na lista dos games que não saíram imagens pela internet. E não se pode saber de fato se a informação é 100% verídica. De qualquer forma, caso seja, o projeto talvez estaria ainda no começo. Será que algo nele foi reaproveitado em Sonic Chronicles?

Spin Dash

  Se considerarmos o Spindash como uma “marca registrada” do ouriço, teremos inúmeras referências deles em alguns games. Entre eles: Metal Slug 6, aonde alguns aliens têm como habilidade algo muito parecido com o Spin Dash. Além disso, a personagem “Felicia” da franquia de luta “Darkstalkers” da Capcom lembra um pouco o Sonic, justamente por ser azul e ter como um dos principais ataques um Spin Dash exatamente igual ao de Sonic. Para finalizar, o game de RPG tático “Disgaea 2” para Playstation 2 traz algumas sátiras de animes e games famosos. Um dos personagens no jogo tem como habilidade o Spin Dash.

Curiosidades na Mídia

  O nosso querido ouriço conta com diversas passagens, referências e aparições fora dos games, na mídia em geral. Veja abaixo algumas dessas aparições do Sonic em sites, programas de televisão, filmes e série!

Aparições do Sonic em Vlogs, Web TV e sites gerais

Especial Grandes Vilões (Big Bosses) no site do MSN (26/10/2009):  no sub-site de games do MSN, daqueles que aparece bo “Hoje” quando se entra no MSN, em 26/10/2009 apareceu um especial de vilões e apareceu, é claro, o Dr. Robotnik. A matéria contém alguns erros e um grosseiro: de que o Robotnik surgiu no Sonic 1 do MS (o do Mega Drive foi lançado primeiro). Veja em http://jogos.br.msn.com/noticias/artigo.aspx?cp-documentid=22411028&page=3

Promoção Habbo Hotel de Games (08/2010): Em Agosto de 2010, o Habbo Hotel lançou uma promoção de games. Não é de Sonic, mas o que chama a atenção é o chamariz ser o Sonic, justamente no Sonic Colors: http://www.habbo.com.br/articles/2972-games

Promoção NeoPets (11/2010): Em Novembro de 2010, inspirado no Sonic, o site NeoPets fez uma promoção do Sonic Colors. http://www.neopets.com/sponsors/soniccolors/

Vlog Não faz sentido (2010): famoso vlog da internet, no vlog de “Traduções de Filme”, Felipe Neto fez referência ao Sonic a partir dos 1:47. Confira em http://www.youtube.com/watch?v=54Q0r3-ZNrk. Agradecimentos ao Guilherme H. e HP pela indicação.

Canal Zé Graça (2010~2011): o Zé graça é um dos vlogs mais famosos do YouTube, que fala de forma própria e com expressões que só ele conhece sobre os mais variados temas, especialmente games. Ele fez referência ao Sonic no vídeo “Mario, o último a saber”, além de ter feito um mesmo sobre o Sonic 2 XL: Sonic na fase do carboidrato; Mario x Sonic; Sonic Top 10, dentre outros. Infelizmente o Canal Zé Graça foi removido do ar no YouTube em Fevereiro de 2011.

Canal Christinna Grimmie (2010~2011): trata-se de um canal do YouTube, com várias músicas cantadas por Christina Grimmie, cantora amadora. O que chama a atenção é que em todos os vídeos ela sempre canta com um pôster do Sonic ao fundo.

Café Mania no Orkut (03/2011): o Sonic tem sido visto no aplicativo “Café Mania”, muito popular no Orkut, junto de outros personagens de games.

Aparições do Sonic na Televisão

Play TV (1993): Um dos primeiros casos de aparição do Sonic em programas nacionais foi no programa Play TV, um programa sobre jogos apresentado pelo Gugu dentro do chamado “Programa Sílvio Santos” (uma série de programas de entretenimento voltado ao público em geral exibido no SBT), exibido na década de 90 no Brasil. O programa era patrocinado pela Tectoy e o Sonic era uma espécie de menu das tarefas que os participantes tinham que fazer; além disso quando um jogador caia na casa dos desafio quem dava os desafios era o Doutor Robotnik (Eggman). Infelizmente restou poucas imagens do programa. Tudo o que dá para achar na internet é um vídeo em que aparece cenas do programa (mas nenhuma com o Sonic): http://www.youtube.com/watch?v=ge9p6oxgNX8

Confissões de adolescente (data desconhecida, anos 90): Em uma antiga e famosa série da TV brasileira chamada de “Confisões de adolescente”, em um dos episódios um garoto rouba uma fita de Game Genie (antiga fita de códigos secretos, assim como Game Shark e Code Breaker). Perto da fita de Game Genie, tinham alguns jogos do Sonic.

Tele-Curso 2000 (data desconhecida, anos 90): Há uma suposta aparição do ouriço no programa Tele-Curso 2000 da Globo. A aula do curso seria a de 1° grau de geografia, aula 33. Infelizmente, não temos informação de qual módulo é e de que ano seria o curso, visto que as aulas são atualizadas periodicamente.

Programa do Jô (data desconhecida, por volta de 2002~2003): Jô Soares geralmente conta piadas no começo do programa que ele recebe em e-mails. Em um de seus programas ele fez a seguinte pergunta para a platéia: “Qual é a única coisa que consegue alcançar a velocidade do som sem voar”? Uma mulher do auditório disse: “O Sonic consegue!”. Todos acabaram rindo, até mesmo o próprio Jô.

Fantástico (12/2003): O ouriço apareceu em uma reportagem natalina do programa Fantástico. Logo no começo da reportagem, alguns presentes foram destacados como os preferidos entre as crianças. O primeiro foi o Videogame. Enquanto falava sobre os games, em alguns segundos foi possível ver um garoto jogando Sonic Adventure na Emerald Coast, no começo da fase e também na corrida contra a baleia.

Falando Francamente (2004): No ano de 2004 muitas pessoas puderam ver a participação do Sonic no programa “Falando Francamente”, do SBT. Tudo começou a partir da iniciativa de internautas pedindo para eles fazerem reportagem sobre o Sonic. Dito e feito! A reportagem foi cheia de erros e furos, mas valeu a intenção! Entre os erros, está que o melhor amigo do Sonic é Gato (personagem que vira robô no episódio 1 do Sonic SatAM), e outros menores.

Fantástico (01/06/2006): Novamente no programa Fantástico, alguns fãs relataram que a música “Bullet Station” do game Sonic Heroes tocou no quadro “Os Coisas”. Se não é a própria Bullet Station, foi uma música muito parecida.

Esporte Espetacular (31/12/2006): Sonic fez uma aparição no programa de esportes da Globo exibido todo domingo. Um garoto jogava um desses games on line em Flash do Sonic e o repórter comentava sobre a velocidade do ouriço.

Domingão do Faustão e Pânico na TV (2008): No ano de 2008 a Claro, Tim e Brasil Telecom comprou os direitos de revenda dos jogos do Sonic para celular. Com isso, o ouriço apareceu em diversos programas de televisão em propagandas de celulares. Com isso, o Sonic tem aparecido em programas de televisão, como no Domingão do Faustão e Pânico na TV: http://br.youtube.com/watch?v=e-gfXfMvqtw

Falando Francamente (31/01/2008): Uma aparição do Sonic foi ao ar dia 31 de janeiro de 2008. No programa “Falando Francamente” do SBT ocorreu algo inusitado: o tema do programa era: “O meu amigo é brega”. Num dos casos, o amigo brega era justamente um que usava uma camiseta de muito mau gosto do Sonic.

Pânico na TV (06/07/2008): O Mario aparece com freqüência no Pânico na TV e já ganhou um bloco próprio. Mas o ouriço só veio a aparecer pela primeira vez, fora as propagandas da Tim, num rápido frame de 2 segundos, com o artwork de Sonic Battle no quadro “Karaokê do Pânico” de 06 de julho de 2008. Confira: http://br.youtube.com/watch?v=qzCIhpfoqrE

TV Educativa Vinheta InterProgramas (2008): Essa é a mais curiosa de todas. Uma referência direta a um trabalho de fã relacionado ao Sonic. Trata-se da utilização da música Sonic Cryptic Marble – DistantJ da OCReMix, um remix da Marble Zone de Sonic 1, que foi utilizado durante certo tempo nas vinhetas interprogramas da TV Educativa. Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=A0uVS7Sz2Kk. Colaboração do nosso ex-webmaster, Sonigor.

Olha Você (23/01/2009): No extinto programa “Olha Você” que passava às tardes no SBT, no dia 23 de julho de 2009 foi exibida uma matéria falando sobre games. E obviamente, Sonic fez a sua aparição.

Pânico na TV (31/05/2009): A última aparição de Sonic na TV até então foi no programa Pânico na TV de 31 de maio de 2009, onde um componente da banda McFly (Tom Fletcher) usou uma camiseta do Sonic. Veja a foto abaixo:

Pinga Fogo na TV (??/08/2009): Recebemos um e-mail do Felipe de Maringá que nos conta que o Sonic apareceu num programa local, chamado “Pinga Fogo na TV”, exibido na Band de Maringá em Agosto de 2009, em que em um dia desconhecido um personagem apareceu com uma camiseta do Sonic:

Jornal da Record (04/08/2009): Algo simples. Em uma reportagem do Jornal Record no dia 4 de agosto de 2009, em uma reportagem sobre uma convenção de videogames, foi possível ver uma pessoa com uma camisa do Sonic.

Leitura Dinâmica (12/08/2009): Curioso que o mesmo cara que apareceu no Jornal da Record, reapareceu no programa Leitura Dinâmica da Rede TV!, comentando numa reportagem sobre o que as crianças andam procurando na internet, e na parte que dizia à respeito dos games, apareceu o game “Sonic 2” com Sonic e Tails na Emerald Hill.

Jornal da Globo (31/09/2009): uma reportagem sobre o Video Games Live mostrou cenas do jogo Sonic 3D Blast, Knuckles na Flying Battery e Tails na Casino Night. Veja o vídeo em http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1133920-7823-MUSICA+DE+VIDEO+GAMES+VIRA+SHOW+DE+ROCK+EM+MINAS+GERAIS,00.html. Eles deram bastante destaque ao Sonic na reportagem.

Olhar Digital (04/10/2009): o programa Olhar Digital da Rede TV! (Domingos, 15:30), falou sobre emuladores e roms, e falou sobre o PlaySega, na coluna Olhar na Web. Veja em: http://olhardigital.uol.com.br/links/video_wide.php?id_conteudo=9455&/ATARI+MEGADRIVE+E+MAIS. Por Sasuke.

Hoje em Dia (16/10/2009): no programa Hoje Em Dia da Rede Record, apareceu um especial sobre os games. Nele cita alguns jogos antigos que ainda fazem sucesso, aparecendo o Mario por uns 4 segundos e o Sonic por err… 1 segundo. Confira em http://videos.r7.com/tecnologia-faz-a-alegria-dos-maniacos-por-games/idmedia/759f1b2823e8e756ccc1eb917adfa1ca-1.html. Por: Sasuke.

1 Contra 100 (04/11/2009): o ouriço apareceu no programa 1 Contra 100 no SBT, apresentado por Roberto Justus. Era uma pergunta de quem ganharia uma corrida dentre 3 personagens de games. Nem precisa dizer a resposta. Todos acertam… Veja em http://www.youtube.com/watch?gl=BR&feature=channel&v=veu2XHqfbCU (a partir de 04:30 mais ou menos). Ou http://www.easy-share.com/1908404657/Sonicl

Pânico na TV (08/11/2009): um rapaz vestido de Dr. Robotnik no Zoombie Walk de São Paulo. O repórter Vesgo não identifica o personagem… veja em http://www.youtube.com/watch?v=iSyS3tVCqpw (aparece em 03:31 mais ou menos). Ou http://www.easy-share.com/1908404694/Robotink.

Vrum (10/2009): há um relato de que no programa Vrum no SBT, apareceu uma reportagem sobre o Japão e ao final mostrou imagens do Sega Club.

MTV (12/2009): em dezembro de 2009 na MTV do Brasil o Sonic fez uma aparição, numa reportagem falando sobre o Video Games Live, e o programa mostrou por alguns segundos as cenas do Sonic.

Programa Novo (TV Cultura 15/12/2009): No programa “Programa Novo” da TV Cultura existe um momento em que aparece imagens de vídeos dos telespectadores. Um dia foi enviado um vídeo do Sonic. O link é http://www.tvcultura.com.br/programanovo/participe/17290 (atualmente o site está com Bug, direcionando a uma página verde, mas antes de carregar, é possível ver).

Todimo (comercial 2009~2010): A Todimo se trata de uma loja de materiais de Construção de Londrina/PR e Cuiabá/MT. Tem chamado a atenção que desde 2009 os comerciais da empresa utilizam um som de anel que lembra muito os rings dos jogos do Sonic. Veja um exemplo em http://www.youtube.com/watch?v=oimMzD-zlBY

Fantástico (01/2010): no início do ano, no programa do dia 03 apareceu uma reportagem sobre pessoas que se vestes com o Furries. E apareceu um muito parecido com o Tails, mas pode ser uma raposa comum. Veja em: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1184887-7823-PESSOAS+VESTIDAS+DE+BICHOS+DE+PELUCIA+DESFILAM+PELAS+RUAS,00.html

Sonic no Paraná TV? (Fevereiro/2010): Nas praças locais da Globo passam os telejornais de cada estado. O do Paraná, chamado Paraná TV, em fevereiro de 2010, teve uma reportagem sobre a negligência da operadora de telefonia fixa. E fizeram um contador de dias para a empresa arrumar o problema… mas… repare bem o som do início do vídeo. Veja em http://www.rpctv.com.br/paranaense/video.phtml?Video_ID=84859&Programa=paranatv1edicao&tipo=&categoriaNome=. Enviado pelo nosso ex-webmaster Sonigor. Mirror: http://www.4shared.com/video/ywztpr4p/sonicaotelefone.html

Jogos de Inverno na Rede Record (02/2010): O Sonic apareceu na Rede Record, quando transmitia os jogos de Inverno. Segundo o relato do nosso visitante Vinícius Hedgehog, foi numa reportagem entre os jogos, em que o jornalista falava sobre o game Mario & Sonic at Winter Games e ele jogava com o Sonic. A outra pessoa jogou com o Mario.

Werehog na Globo News (01/02/2010): no programa especial sobre games, chamado O mundo dos Games na Globo News, em 01/02/2010, passou uma reportagem de uma pessoa falando sobre arte dos games e apareceu estatuetas de personagens. Entre eles, estava o Werehog.

Mok (23/02/2010): O Sonic apareceu junto de outros jogos no programa Mok da Play TV. Colaboração de Guims. Link: http://www.playtv.com.br/new/site/mok.php?ID=62171

Sonic X no Globo Rural (28/02/2010): Recebemos vários e-mails relatando uma aparição do Sonic no Globo Rural edição de Domingo. Segundo os e-mails, era uma reportagem comum sobre uma mulher que cuidava dos filhos sozinho, e apareceu os meninos assistindo Sonic X na televisão.

1 Contra 100 (07/04/2010): O Roberto Justus do 1 Contra 100 no SBT realmente gosta do Sonic! No programa de sete de abril,  às 23:16. O relato nos foi dado pelo Vinícius Hedgehog: umas pessoas estavam com cabelo moicano. O Roberto Justus disse a uma delas então, que ela estava parecendo o Sonic: http://www.youtube.com/watch?v=kk0NQH4vVcA (veja em 5:38).

Sonic no Descarga MTV (??/04/2010): Alguém mandou essa por MSN pra gente. Mas não me recordo quem mandou, de quando é o programa. Se trata do Sonic e do Tails no programa Descarga MTV. Veja foto acima.

Olhar Digital (11/04/2010): Mais uma aparição do Sonic no Olhar Digital da Rede TV! Dessa vez um especial de jogos clássicos e Sonic certamente está no meio. Mais uma vez falando de emuladores: http://olhardigital.uol.com.br/links/video_wide.php?id_conteudo=11186&/GAMES+CLASSICOS+MATE+AS+SAUDADES.

Furo MTV (19/04/2010): Não é bem do Sonic… Nesse dia a Dani Calabresa comentou que era o dia do disco, e fazendo uma sátira por ser algo antigo, disse que era o dia do “Mega Drive”. Colaboração do MetalSonic. Não temos o vídeo ou foto.

Quinta Categoria MTV (??/04/2010): Num dos programas de Abril a apresentadora chamou um dos componentes da platéia de Sonic: http://www.youtube.com/watch?v=ydxt4gaERAA.

Profissão Repórter (07/05/2010): recebemos relatos de uma aparição do Sonic no Profissão Repórter da Rede Globo, em 07/05/2010. Eles falavam sobre um campeonato de video game, em que um rapaz brasileiro ganhou e foi mostrado uma pessoa com um chapéu do Sonic. Não temos o vídeo ou foto.

Fiz na MTV (??/06/2010): A MTV realmente gosta do Sonic… no programa Fiz MTV de data desconhecida, o tema era Geek e o apresentador usava uma camisa do Sonic (igual a essa: link). Não temos o vídeo ou foto.

Qual é seu talento? (23/06/2010): Programa do SBT. Apareceu um rapaz usando uma toca do Sonic, tocando Guitar Hero. Não temos vídeo. Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=hEyxVn2MZ-Y

Game Over (??/07/2010): Trata-se de um programa da Rede Massa, emissora local do SBT no Paraná em que neste programa de Games, apareceu um especial sobre jogos de CDs e dentre os quais, apareceu Sonic CD. Não conseguimos achar o vídeo no site do programa http://tvgameover.blogspot.com. E fizeram um especial do Sonic http://www.youtube.com/watch?v=USRBhh_GzxI. Cheio de falhas, sem dúvida, mas valeu a intenção.

SPTV (21/07/2010): No SPTV da Rede Globo local de São Paulo/SP, em uma reportagem sobre convenção de videogames, nos relata o visitante Supremesonicbr, que apareceu por um momento um garoto jogando Sonic 2, inclusive com o som na reportagem.

Quinta Categoria MTV (06/08/2010): Nova aparição do Sonic, dessa vez num gorro baseado na Amy e no Tails, usado por duas meninas da platéia.

TVendo e Aprendendo (26/08/2010): o nosso visitante Bruno the Echidna nos mandou a informação de uma aparição do Sonic no programa TVendo e Aprendendo da TV Aparecida, em que cada dia falam sobre um assunto. No dia 26 de agosto, o tema foi videogame e é claro que o Sonic apareceu. O vídeo pode ser visto em http://www.youtube.com/watch?v=ME7Dvpqrg9w

Furo MTV (08/09/2010): O programa consiste num programa jornalístico de humor. A apresentadora Dani Calabresa fez referência ao Sonic no programa exibido nesse dia, no Bloco 02, ao falar de cogumelos. Veja o vídeo, enquanto ainda está disponível, no site da MTV: http://mtv.uol.com.br/furo/naintegra/furo-08092010-venha-com-a-gente-nessa-viagem-muito-louca-pelo-cogumelo.

Link Brasil (11/09/2010): Neste dia o programa Link Brasil da Rede Record, entrevistou um cara que é fã do Sonic e ganhador de um concurso de games do estilo Guitar Hero e usava um gorro do Sonic, e sua guitarra tinha o mesmo desenhado.

Sonic na Record (09/2010): Em meados do início de setembro, o nosso visitante Nick the Hedgehog nos mandou um e-mail relatando que passou uma reportagem no Terceira Notícia do canal Record News, falando sobre os perigos de se ver TV próximo demais da tela. E segundo ralata, apareceu na reportagem um garoto jogando Sonic News. E em novembro, relatos dizem que apareceu um rapaz jogando All Star Racing numa reportagem falando sobre o sono, mas não foi informado em qual jornal.

Bom Dia & Cia (25/10/2010): Esse é da Sega e não do Sonic. Segundo relata alguns visitantes, nesse dia o Yudi, apresentador, ao falar de um dos prêmios, perguntou  “Você está cansado da Sega? Você pode ganhar o Playstation 3”.

Melhor do Brasil (13/11/2010): Em 13/11/2010, no programa O melhor do Brasil da Rede Record, houve uma exibição de pessoas vestidas de personagens de video-game. É o Duelo Fura Olho, em que o sujeito tinha que escolher qual personagem de videogame ele queria ser. Uma pessoa vestida de Sonic apareceu. Ele quis ser o Donkey Kong. Vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=2wIBRjz-_Ec (péssima qualidade).

15 Minutos (18/11/2010): Sonic foi referido no programa 15 Minutos da MTV, do Marcelo Adnet no dia 18 de novembro. Sonic aparece no vídeo http://www.youtube.com/watch?v=pknGuykx_sw aos 0:10.

O Último Passageiro Rede TV! (18/12/2010): no programa de 18/12/2010 a participante do time azul que escolheu a chave vencedora estava com uma toca do Sonic.

Patrola (08/01/2011): O Sonic apareceu no programa Patrola, que passa excusivamente no Rio Grande do Sul, na RBS (afiliada da Rede Globo), quando falavam de iPod/iPhone e seus jogos, e falou de Sonic 4.

Globo Esporte (11/01/2011): O Sonic apareceu no Globo Esporte de 11 de janeiro, em uma reportagem em que apareceu uma pelúcia do Mario, do Yoshi e no fundo o Sonic! Trata-se de uma reportagem sobre o time São Paulo.

Melhor do Brasil (15/01/2011): Mais uma vez Sonic apareceu no Melhor do Brasil, conforme relato do Transkirby, nosso visitante. O Sonic apareceu no quadro “Game Start” (ou algo assim), que é um jogo que trabalha com personagens de videogame. No programa do dia 15 de janeiro, o Sonic apareceu. Inclusive tocaram uma música remixada de Green Hill Zone.

O Último Passageiro (06/02/2011): E mais uma vez apareceu Sonic no programa O Último Passageiro. Dessa vez em 06 de fevereiro. Uma menina do time azul estava com uma pelúcia do Sonic.

Record Notícias (26/02/2011): No Record Notícias de 26/02/2011, passou uma reportagem sobre eletrônicos e durante as imagens apareceu dois garotos jogando algum Sonic do Mega Drive. Relatado por João H.

Jornal da Record (03/03/2011): O Sonic apareceu numa reportagem sobre videogames no Jornal da Record do dia 03/03/2011.

Leitura Dinâmica (13/03/2011): no jornal “Leitura Dinâmica” da Rede TV!, o Sonic apareceu numa reportagem por alguns segundos. A reportagem falava sobre uma feira de Games, quando apareceu uma pessoa jogando Sonic Free Riders com o Tails.

PC na TV MTV (19/05/2011): a última aparição foi no programa PC na TV da MTV, no dia 26/05/2011. Neste programa, um dos quadros aparecia pessoas vestidas como seus personagens favoritos. É claro que apareceu o Sonic no meio. O programa é do conhecido PC Siqueira, que sempre já fez referências ao Sonic nos seus vídeos no YouTube. Veja o programa em http://mtv.uol.com.br/programas/pcnatv/videos/26052011-cosplay-cartunistas-e-bob-esponja

Mídias impressas (jornais, revistas e afins)

Curso CCAA: O curso de idiomas CCAA já trouxe em uma de suas apostilas de inglês no módulo de inglês básico uma foto do Game Gear com o Sonic. Hoje em dia, essa apostila já foi trocada por outra no curso.

Jornal Gazeta do Povo: O ouriço saiu também no Jornal a Gazeta do Povo numa reportagem sobre os hedgehogs, que você pode conferir no scan a seguir:

Revista CD Expert: A revista CD Expert sempre escolhia uma personalidade para ser o destaque da revista, homenageado. E na edição 12 o nosso ouriço Sonic foi o “Herói Expert”. Na revista falou-se da história do Sonic, e algumas curiosidades: como o Sonic na Willians, que o Sonic foi a terceira “celebridade” mais popular dos EUA em 1993, perdendo apenas para  Arnold Schwarzneger e Michael Jackson, e ainda o Sonic ficou marcado no uniforme de Jeff Ichikawa, um jogador da liga japonesa de futebol da época. Entre alguns destaques que dizia na revista, tem o trecho seguinte: “Devido ao status que conquistou, Sonic tem o privilégio de ser protegido no acervo nacional de filmes e televisão da Inglaterra”, demonstrando a importância do ouriço, nessa época, que foi o apogeu do ouriço.

Folha de São Paulo:

Sonic é também ciência! Acredito que essa poucos sabem: um gene leva o nome do nosso querido ouriço. Isso saiu há alguns meses na Folha de São Paulo, do dia 01/10/2006, na seção +Mais, páginas 8 e 9. Recentemente passou também no Discovery Science, do canal Discovery Channel, no documentário “Mutantes – Parte 2”, inclusive comentando que foi baseado num videogame. Ao se provocar uma mutação no mesmo, o feto adquire o formato de um ouriço, daí o apelido Sonic Hedgehog. Veja o que diz o site do canal National Geographic Channel:

Você sabia?

O nome de muitos genes reflete o fenótipo (aparência física) que se resulta quando o gene o gene sofre mutação, em vez de levar ao fenótipo “normal”. Isso é porque os cientistas com freqüência só descobrem o que um gene faz quando uma mutação – introduzida por eles ou que ocorre ao acaso – produz uma mudança visível na aparência. Por exemplo, mutações no gene do olho pequeno dos camundongos faz com que os animais tenham olhos menores do que o normal ou que nem tenham olhos. Os nomes também podem ser um reflexo da cultura popular: o gene Sonic hedgehog foi batizado em homenagem a um personagem de vídeo game de muito sucesso quando os cientistas descobriram que mutações nele davam ao feto uma aparência de porco-espinho (hedgehog, em inglês).

—Emily Krieger

 

Sonic na mídia internacional, filmes e séries

Sonic na Red Television do Chile (01/09/2010):  o nosso visitante chileno Bryan Carrasco enviou para nós uma foto de um homem que usava uma camisa polo num programa da TV Chilena Red Television no programa Pollo en Conserva, em que o Sonic aparecia na camiseta.

Sonic em Filmes e Séries

Josie e as gatinhas: Sonic apareceu no filme “Josie e as Gatinhas”, no qual no palco do Show tem atrás escrito “SEGA”, bem perto do final do filme.

Um herói de brinquedo (foto acima): Em “Um herói de brinquedo”, Arnold Schwarzneger precisa fazer de tudo para comprar um brinquedo em especial para seu filho. Num dos momentos finais do filme, aonde acontece uma passeata com vários balões e personagens de desenhos, é possível ver uma pessoa fantasiada de Sonic desfilando.

Sabrinha, a bruxa adolescente: Recebemos um e-mail de um visitante dizendo ter visto no filme “Sabrina, a Bruxa Adolescente”, uma parte em que a Sabrina coloca um sapato para correr, com as mesmas cores dos tênis do Sonic, sendo talvez uma alusão ao ouriço.

Hitch – O conselheiro amoroso: Sonic aparece, dessa vez de fato e mais alguns outros personagens (como a Lindinha, Bob Esponja e outros) aparecem num cartaz enquanto o “pupilo” de Hitch tentava conquistar uma mulher, logo no começo do filme. Confira a foto abaixo:

Três ladrões e um bebê: Sonic aparece nesse filme protagonizador por Jackie Chan. A cena em que ele aparece é quando Chan leva uns presentes para família e num dos presentes é possível ver uma foto do Sonic. Depois um velho louco quebra tudo e vendo em câmera lenta é possível observar um controle de Mega Drive.

Pânico no Shopping: Não podemos confirmar de fato, mas segundo algumas pessoas, Sonic aparece em “Pânico no Shopping” quando uma mulher está subindo uma escada e num local tem uma locadora que tem um pôster do Sonic 3D ou Sonic CD.

Lassie: Lassie é um daqueles filmes que tem como protagonista principal um cachorro. Só que dessa vez, é uma cadela. Enfim, Sonic aparece rapidamente em uma revista.

Malcolm: Fomos informados que Sonic aparece neste seriado. Para ser mais exato, o game Sonic Adventure aparece em um dos episódios dessa série.

Eu a patroa e as crianças: Não é uma aparição do Sonic, mas sim do console Dreamcast. Em Eu a Patroa e as crianças, na primeira temporada, em um dos episódios que Michael Kyle tenta fazer de tudo para um garoto não dar atenção à sua filha, ele joga freqüentemente no videogame Dreamcast.

Meu nome é Taylor, Drillbit Taylor (foto acima): No começo do filme enquanto os dois protagonistas conversam entre si, aparece um boneco do Knuckles como mostra a foto acima.

5X Favela Agora por Nós Mesmos: trata-se de um filme brasileiro em que o Sonic não aparece, mas em diversas vezes aparece um Master System.

Sonic em Desenhos Animados

Megas XLR: O ouriço recebeu duas aparições: A primeira foi em um evento de ação de graças, aonde vários balões infláveis apareciam. Dentre eles, os Fábio Brothers (sátira à Mario Brothers). O principal foi o “Oggy, o adorável tamanduá” que é totalmente assimilado à Sonic, ainda mais quando o personagem “Cara” fala um pouco sobre o ele. O mais interessante é justamente esse balão é o principal vilão do episódio. Na segunda vez ele aparece quando um dos personagens do desenho assistia à Sonic X, por assim dizer.

The Simpsons: Sonic tem três aparições nesse desenho de grande sucesso mundial. A primeira aparição foi na década de 90, o ouriço incentiva Bart a roubar uma fita! Em outra aparição, o Sonic é um dos personagens que Bart vê numa ilusão. A última foi em 2008. Matt Groening, o criador de Simpsons, fez mais uma homenagem ao Sonic, colocando-o num outdoor pedindo a Amy em casamento, num episódio que lembra como Homer e Marge começaram a namorar. O episódio é o “That’s 90’s Show” em que Homer e Marge lembram-se de sua juventude, nos anos 90. Numa das cenas, Homer e Marge estão dormindo no mesmo dormitório e o Homer quer se relacionar com a Marge, mas ela pede para esperar até o casamento. Homer então diz: “É, devemos fazer o que as celebridades mandam” e aponta para um cartaz do Sonic, onde está escrito: “Espere até o casamento”. O cartaz com o Sonic e Amy em estilo Adventure (o episódio era para ser anos 90, deveria ser o visual do Sonic CD), aparece por uns 2 segundos apenas.

Hi Hi Puffy Amy & Yumi: Existe também uma alusão ao ouriço no desenho Hi Hi Puff Amy & Yumi, em que uma das personagens dá um spindash num cenário que lembra a Green Hill Zone. O nome do episódio é “Camping Caper”.

Mucha Lucha: Nesse engraçado desenho feito à base de Flash, Sonic tem uma suposta analogia. Em um dos episódios, diversos sons de jogos de videogames podem ser escutados, incluindo sons de games do Sonic.

Laputa: Este é um antigo anime, da década de 80 e que possui algumas cenas que no mínimo lembram os jogos do Sonic. Este anime também é chamado de Castle in the Sky. Algumas fotos se parecem com a Death Egg ou até mesmo com a animação do Sonic CD. Confira as fotos abaixo:


 

Neon Genesis Evangelion: Não é relativamente uma aparição de Sonic, mas sim do console Sega Saturn. No episódio 24, a personagem Asuka está jogando um videogame. O videogame é absurdamente parecido com o console Sega Saturn.

Kochikame: recebemos por e-mail um relato sem confirmação e foto de que o Sonic apareceria numa caixa em uma loja de maquetes num dos episódios da série.

Angels Friends: num dos episódios, 35 e 36, um dos dos personagens utiliza uma bolsa de Sonic X. Vídeos no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=-6FihdCawDA e http://www.youtube.com/watch?v=OxUgme3A3O4

Mighty B!: não é aparição do Sonic, mas talvez uma alusão. Num dos episódios, Bessie passa por um percurso cheio de loopings e enquanto ela corria, os pés giravam igual ao Sonic e no final ela dava uma espécie de SpinDash… só pode ser clara referência ao Sonic. Episódio “Entre Gorilas”. Enviado por Rennan.

Jake Long: No episódio “Início do Jogo”, Jake tem que pegar um controle mágico. Esse controle tem o formato do controle do Mega Drive e no episódio quando ele é usado, faz o som do pulo do Sonic e do Special Stage do Sonic. Exatamente o mesmo som. Veja em http://terratv.terra.com.br/videos/Especiais/Infantil/Jake-Long/4541-273344/Jake-Long-o-Dragao-Ocidental-Inicio-do-Jogo.htm, na parte 2, a partir de 18:00.

Lilo & Stitch: No episódio número 40 da série, aparece um ouriço que rola, solta espinhos e é azul. Seria uma referência? Vídeo em http://terratv.terra.com.br/videos/Especiais/Infantil/Lilo-e-Stitch/4558-228830/Lilo-e-Stitch-Episodio-40.htm

Padrinhos Mágicos: Possível referência. Em Sonic Underground há um episódio chamado “New Echidna in Town”. E em Padrinhos Mágicos há um episódio chamado “New Squid in Town”. Pode ser coincidência também, mas vai que…

Comerciais e Promoções

Troller: A Troller T4, fez uma propaganda de seu veículo em formato para revistas com uma clara alusão ao Sonic: o carro está enfrentando os diversos perigos de uma área que contém ilhas flutuantes e anéis e o contador é exatamente os dos jogos do Sonic! Confira na foto abaixo:

Promoção TIM: A operadora de telefonia móvel (celular) Tim lançou em parceria com a Tec Toy Mobile, duas promoções do nosso ouriço azul. A primeira era a seguinte: “O que você faria para ultrapassar o Sonic em uma corrida? São 10 Mega Drives para a TIM contemplar os autores das frases mais criativas! A escolha das frases acontece no dia 10/5/2008 e a divulgação dos vencedores será realizada através do site da TIM.” A segunda promoção era: “Como você faria para derrotar de vez o Dr. Robotnik? São 10 Mega Drives Portáteis para as 10 respostas mais criativas.”A promoção acabou, mas você pode conferir mais aqui

Promoção Rádio Multishow FM: A rádio Multishow FM, da Sky, esteve com uma promoção que dava os jogos Mario & Sonic at the Olympic Games do Wii. Para isso, bastava responder à pergunta do site www.multishowfm.com.br.

Falha Nossa

  Há algum tempo atrás o site da Tec Toy publicou uma gafe. Uma enquete perguntando qual o melhor jogo do Sonic para Master System. Ocorre que eles colocaram Sonic 3D Blast como opção. Claro que eles quiseram dizer Sonic Blast… mas Sonic 3 & Knuckles como opção? Aí já não dá para saber se o erro foi ter perguntado Master System, talvez a pergunta fosse de Mega Drive.

Sonic no Humortadela

  O Humortadela é um site de (tentativa de) humor, com alguns vídeos em flash em estilo charges. Alguns são engraçados, outros bem toscos. Os criadores colocaram uma aparição do Sonic num dos vídeos, “Vai Rubinho”: http://www.humortadela.com.br/humor/0/view.php?cnl=animacoes&num=00800

Bizarrices sobre Sonic na Web

Ouriço chupa-cabra: Na internet é possível achar algumas bizarrices sobre o Sonic. A mais conhecida é sem dúvida, um site que relaciona o “chupa-cabras” ao ouriço. Vamos contextualizar essa história: Durante um tempo rolou no Brasil (e em alguns lugares do mundo, principalmente no México), uma lenda urbana de um ET que atacava cabras e as matavam sem deixar vestígios. Os animais apareciam como se tivesse sido “sugadas” as suas entranhas. Por isso é conhecido por “chupa-cabras”. Ufólogos desenvolveram vários desenhos de como seria a tal criatura de outro planeta e eis o resultado:

  Pois um site da internet, que divulga essas histórias “misteriosas”, com o objetivo de demonstrar serem mitos ou analisarem de modo cético, fez uma relação entre o chupa-cabras e o Sonic. Confira esta pérola em: www.ceticismoaberto.com/fortianismo/sonicchupa.htm.

Mario no Sonic 1: Segundo o blog “Lápis e Papel” (http://lapisepapel.wordpress.com), o game Sonic 1 guarda uma mensagem subliminar na fase Marble Zone: uma imagem num dos templos de Marble Zone, que lembra a face de ninguém mais, ninguém menos do que o Mario Bros. Confira você mesmo:

(http://lapisepapel.wordpress.com/2008/03/15/mensagens-subliminares-nos-games/)

Músicas Subliminares: Para quem gosta de enxergar mensagens subliminares, há quem encontre mensagens subliminares em músicas do Sonic. Tá, tudo bem, é só brincadeira, mas confira logo abaixo:

 Tênis Sônico: Coisa de americano. Um cara anunciou no Ebay um tênis do Sonic… ele se baseou no tênis de Sonic Adventure 2, e o tênis inclui: chapas reais para “grind” (aquela surfada que Sonic e outros personagens fazem nos corrimões, ao estilo Tony Hawk) nos quais vão permitir que você deslize por corrimões, mas nada garante que você manterá o equilíbrio; rodas removíveis, para que você deslize quando não estiver com vontade de andar…; tamanhos de 1 a 10 (Lembrando que nos Estados Unidos, um tênis de tamanho 11 corresponde a um tênis de tamanho 34 no Brasil). No momento não está aberta as vendas, mas pode ser que quando você clique, esteja de novo.

A Maldição do Tails Doll: Essa você certamente deve ter ouvido falar. Não é só num site em que é possível achar, mas em vários. Existe uma espécie de brincadeira na net, em que os fãs inventaram uma lenda urbana: o Tails Doll, aquele personagem lento e horrível de Sonic R, se transformou numa espécie de fantasma que assombra os fãs do ouriço… tome cuidado ao olhar no espelho, pode ser que o Tails Doll apareça!

Igreja Fake: existe um site fake na internet, chamado Igreja Internacional, que tira sarro de Igrejas. Num dos artigos, um pastor (fake), fala mal dos videogames, vulgo, videogueimes:

Lembro-me que no início da década de 90 um adolescente de nossa Igreja me relatou que ganhou um vídeo gueime Gênesis na rifa; Ele na época morava com a avó, que era cega; Ligou o vídeo gueime em sua televisão, mesmo contra a vontade de seu avô, que acreditava que aquilo poderia estragar o aparelho televisor CCE©. No momento em que ligara o cartucho a televisão proferiu uma zombaria contra a senhora, com um melodioso: “Ceeeeegaaaa!” Leia mais em http://www.igrejainternacional.com/artigos/os-males-dos-video-gueimes/

Curiosidades Musicais

Sonic e grupos musicais

  Esses recebemos por e-mail: O Nirvana estava crescendo quando lançou o CD Nevermind, em 1991, ano de Sonic 1. Um ano depois, lançou ‘Bleach’, no ano do Sonic 2. Mais tarde, em 94, 2 meses antes de lançarem Sonic 3, lançaram o In Ultero. Depois lançaram o Acústico no mesmo que foi lançado Sonic & Knuckles, e um mês depois Kurt Cobain se matou. Coincidências, não? Mas essas não são as únicas! Ainda nos Nirvana em uma revista (possivelmente americana) um dos integrantes do Nirvana falou que quando eles ficarvam com um tempo vago, eles jogavam videogame. Vários jogos em geral, inclusive o Sonic! Além disso, todos os integrantes da famosa banda Ramones gostam e muito dos games de Sonic. Existem algumas fotos da banda aonde é possível ver um integrante da banda com a camisa do ouriço.

Ring do Master System

  Essa foi enviada por e-mail por um visitante nosso chamado Cléber M. Ele nos enviou um trecho de música eletrônica (daquelas bem antigas), feita por um grupo alemão famoso chamado KraftWerk. O nome da música é “Taschenrechner”. Ouça abaixo  e repare o quanto se parece com o som das Rings nos games de Sonic de Master System

Michael Jackson e Sonic 3

  Saiu uma história na internet, que é muito plausível. Segundo ela, o falecido cantor Michael Jackson havia sido contratado para a Sega para fazer as músicas de Sonic 3. Mas provavelmente por conta dos escândalos do cantor ou motivos comerciais (mais provável), o projeto não foi adiante. Entretanto, é inegável em Sonic 3 a incrível semelhança entre algumas músicas e as músicas de Michael Jackson, com destaque para Ice Cap e a música dos créditos. Nesta mesma época, o cantor Pop ganhou um jogo pela Sega, o que mostra que de fato possuia uma parceria com a Sega. Essa parceria durou até a era Dreamcast, com o game Space Channel 5. Veja um vídeo sobre a tese do Sonic 3 e Michael Jackson: www.youtube.com/watch?v=JbVM-l2Oku4&search=michael jackson sonic

  O que muita gente acha que aconteceu foi que só foi mantido o produtor das músicas do astro pop, sendo que foram feitas algumas referências, como o fundo vocal em Launch Base e um “grito” que pode ser ouvido na música dos chefes. Curiosamente, todas as músicas de Sonic 3 que possuem melodias iguais a musicas de Michael Jackson foram alteradas em Sonic & Knuckles Collection.

Cantora M.I.A

  A cantora M.I.A, fez bastante sucesso em todo mundo, por usar um ritmo de uma música de Funk e compôr uma outra música que ficou muito conhecida aqui no Brasil. Em uma de suas fotos promocionais, ela veste uma camisa inteira do Sonic, com uma foto dele bem grande no meio e outros traços do game, no fundo! A imagem é bem conhecida, pois chegou a passar num especial da cantora, feito pela MTVAmericana, que chegou a ser exibido por aqui também.

Guitarras do Sonic e Shadow

     

  Jun Senoue foi o responsável pelas grandes músicas feitas dos games Sonic Adventure, Sonic Adventure, Shadow The Hedgehog e Sonic and The Black Knight. Jun Senoue mantém uma parceria com uma mega-indústria de fabricação de guitarras chamada ESP. Sendo assim, ele já pediu à empresa a confecção de duas guitarras relacionadas à Sonic. Uma delas é do próprio Sonic. A guitarra é toda preta com os olhos do ouriço e a parte responsável pela a afinação das cordas foi representada com o tênis do ouriço! A outra guitarra é do Shadow, toda preta e com o logotipo do jogo e do ouriço! Quem não iria querer alguma dessas guitarras?

  A foto acima é da guitarra do guitarrista da Banda Mega Driver, conhecida por retocar as músicas de jogos clássicos em estilo rock. Eles também tocam algumas músicas do Sonic. Confira em www.megadriver.com.br

Sonic e Frank Sinatra

  Pode parecer estranho, mas em Sonic The Hedgehog de Mega Drive existe uma alusão ao famoso Frank Sinatra. Trata-se da música da Marble Zone, segunda fase do game Sonic 1. A introdução da música é simplesmente a mesma composição da música “Music To Watch Girls By”, do Frank Sinatra. Quer comparar? Abaixo, o link das músicas em formato MIDI: A primeira traz a música do Frank Sinatra e a segunda traz a Marble Zone.

MIDI: Frank Sinatra – Music To Watch Girls By
MIDI: Sonic The Hedgehog – Marble Zone

Músicas do Sonic Adventure 2

  Phantasy Star Online e Sonic Adventure 2 eram os games mais esperados para o Dreamcast no ano de 2001. A Sega decidiu então distribuir um Giga-Disk com um demo bem esperado do Sonic Adventure 2,  junto do game Phantasy Star Online. Nessa demo, é possível jogar algumas fases e a City Escape é uma delas. O interessante é que a música era um pouco diferente da versão que conhecemos. O ritmo é ainda o mesmo, mas ao invés do vocal, a música trazia riff’s de guitarra bem diferentes da versão cantada. Outro fator bem interessante é a Live & Learn, que está presente dentro do GD, mas não toca no game. Ela só pode ser acessada explorando os arquivos do Giga-Disk. A Live & Learn também não possuía vocal e muito menos o solo. No lugar da voz de Johnny Gioeli, uma flauta em seqüência MIDI pode ser escutada. Talvez essa seqüência MIDI serviria para guiar a maneira em que Johnny Gioeli deveria cantar na música. Você pode fazer o download das duas faixas para compará-las  com a versão oficial clicando nos links abaixo:

Escape From The City
Live & Learn

Justice – DVNO

  Não é diretamente relacionado com o Sonic e sim com a Sega. A Banda Justice em seu videoclipe “DVNO”, faz referências a marcas famosas. E é claro que a Sega é referência. Veja o link: http://www.youtube.com/watch?v=7efamc2GDLw. A referência (bem sutil e indireta) encontra-se em 1:06, na palavra “Sweat”.

Cantor de Sonic X no Brasil

  O cantor da música Sonic Drive de Sonic X, Hironobu Kageyama, veio ao Brasil para participar do Sana 09, o principal evento de animes e mangás do Nordeste, que foi realizado nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2009 no Centro de Convenções de Fortaleza. Confira mais informações no site oficial.

Project Chaos

  Trata-se de um Fan Project de remixagem de músicas do Sonic, muito conhecido na internet e no YouTube, com vídeos que possuem muitos acessos. O site oficial é o http://www.projectchaos.info/

Video Games Live

  O projeto Games Live é uma série de concertos musicais das trilhas sonoras dos games. Sonic é sempre uma das séries difundidas. Veja alguns exemplos:

http://www.youtube.com/watch?v=I6pOG5VNbT0
http://www.youtube.com/watch?v=WharAmsnmGM
http://www.youtube.com/watch?v=TLETZSQTd_g

Curiosidades Gerais

Sega & Sonic em eventos e outras aparições

Equipe Williams – Formula 1 (1993): Em 1993 a equipe da Willians na Fórmula 1 era patrocinada pela Sega, e nos seus carros (o famoso azul e caramelo) havia desenhado as botas do Sonic. Em relação ao macacões que os pilotos da Williams usavam no ano de 1993, o Sonic vinha desenhado neles e nos capacetes. Em 1993, Allan Prost despediu-se da F1, sendo campeão mundial.

Sega European GP (1993): Em 1993, o famoso GP da Europa de Fórmula 1 foi chamado de “Sega European GP”, pois era a SEGA que estava patrocinando o GP, e por este motivo existia no circuito várias propagandas da SEGA e bastante exploração da imagem do Sonic. O vencedor foi Ayrton Senna . No livro “Ayrton Senna, sua vitória, seu legado” há uma foto exata que tem o Sonic, num banner publicitário. Na época que a Sega patrocinava o GP de Europa. Ainda no livro, há uma foto do Ayrton Senna, Alain Prost e Damon Hill no pódio. Nos macacões dos dois pilotos da Williams (Alain Prost e Damon Hill) está escrito SEGA, duas vezes em cada manga. Mas o grande destaque é na hora do pódio em que o nosso querido Senna recebe um troféu em formato do Sonic. Ele estranha, mas depois já sorri com aquele troféu no mínimo diferente do padrão da Fórmula 1. 

Seleção de Brunei: A Sega patrocinava também times do futebol da Itália e a seleção do Brunei (para quem não sabe, Brunei é tipo um país que pertence à Malásia). A camisa desta seleção era amarela e preta. Tinha escrito SEGA de preto na frente e atrás do uniforme

Proteína Sonic the Hedgehog

  Na Ciência existe uma proteína denonimada SHH, chamada Sonic Hedgehog e que provém de animal. Essa proteína pode ser inibida com uma macromolécula chamada de “Robotnikinin”. Links com mais informações (em inglês): http://www.wikigenes.org/e/gene/e/6469.html. Enviado por: Wedchidna

Placa de vídeo do Sonic

  Você não está vendo errado! Existe uma placa de vídeo com Marketing do Sonic na embalagem. A placa é a “GeForce FX 5500”, fabricada pela nVidia. Dentro do pacote, um CD com o Demo do Sonic Adventure DX é acompanhado! É uma pena que o produto só tenha lançado no Japão. (Curiosidade enviada por Sonigor)

Balão de ação de graças – Problemas

  Com o sucesso dos games de Sonic para Mega Drive e Game Gear nos Estados Unidos, um grande balão do ouriço foi erguido, com mais ou menos 20 metros. O que parecia algo pacífico, acabou transformando numa pequena confusão. Justamente o balão do Sonic começou a cair, um pouco longe de todo o público, mas o suficiente para atingir três pessoas. Felizmente, nenhuma das três se machucaram gravemente. Que azar, hein?

Falecimentos

  Infelizmente, nem tudo na franquia Sonic é um mar de rosas. A série teve uma grande perda precisamente em 15 de janeiro de 2005, com o falecimento de Deem Bristow, dublador de Eggman nos EUA. Ele dublou o grande vilão desde Sonic Adventure, até Sonic Advance 3. Seu motivo de falecimento foi um ataque cardíaco. Além da perda de um grande dublador nos games, o dublador de Robotnik em Sonic AoStH, Long John Baldry, também faleceu no mesmo ano. Mike Pollock foi o substituto de Deem Bristow desde Shadow The Hedgehog até hoje.

Sonic No Exército Português

  Há pouco tempo, recebemos o seguinte e-mail do nosso visitante Luís L. de Portugal:
 
  “O meu tio é piloto de helicópteros na força aérea portuguesa, e como todos os pilotos eles têm de um fato de vôo! Todos os pilotos nos seus fatos de vôo tem de usar uma espécie de logo feito à base de tecido. Em casa eu estava vasculhando os vários logos do meu tio e entre eles descobri um que tinha o próprio Sonic como logo!”

  Acima segue a foto do logo: as frases “Sonic Flight” e “… I’v got to Regrets” são puros slogans. O código F331 designa uma Fragata tipo Vasco da Gama que pertence há Marinha Portuguesa. Veja mais informações em: http://www.defesanet.com.br/nato/portugal_lpm.htm. Este Barco Tem um helicóptero com uma equipe de aproximadamente 13 pilotos. Os números “06” e “08” correspondem aos anos em que foi usado o respectivo logo (ou seja 2006 e 2008).

  A foto acima também foi enviada pelo nosso visitante Luís e nela vemos o Sonic pintado no helicóptero da Marinha portuguesa.

Aniversários do Sonic

  O Sonic faz aniversário todo dia 23 de junho, data em que foi lançado o game Sonic 1. Todo ano, para comemorar, a Sega faz um especial de aniversário do Sonic. Em geral vendem produtos do Sonic (camisetas, bonés, mochilas), distribuem papercrafts e a cada ano há uma surpresa especial. No aniversário de 17 anos, em 2008, o especial da Sega foi um vídeo com o compositor das trilhas sonoras do Sonic, Jun Senue. Confira abaixo:
Vote em Paulo Soni(c)?
  Nas eleições de 2010 para Deputado Federal no Paraná, concorreu um candidato chamado Paulo Soni. Aproveitando a semelhança do nome, foi feito um logo com a fonte oficial do Sonic, além dos espinhos do ouriço. Agradecimentos ao Felipe de Maringá.

Tênis do Sonic

  Coisa de americano. Um cara anunciou no Ebay um tênis do Sonic… ele se baseou no tênis de Sonic Adventure, e o tênis inclui: chapas reais para “grind” (aquela surfada que Sonic e outros personagens fazem nos corrimões, ao estilo Tony Hawk) nos quais vão permitir que você deslize por corrimões, mas nada garante que você manterá o equilíbrio; rodas removíveis, para que você deslize quando não estiver com vontade de andar…; tamanhos de 1 a 10 (Lembrando que nos Estados Unidos, um tênis de tamanho 11 corresponde a um tênis de tamanho 34 no Brasil). No momento não está aberta as vendas, mas pode ser que quando você clique, esteja de novo. Veja mais em: Ebay

  O artista Daniel Reese lançou diversos modelos de tênis com artes pintadas diretamente neles, e um deles é o do Sonic, Knuckles e Tails, o trabalho é muito bom, mas o preço é bem salgado £180, algo em torno de 500 reais. O site do Daneil Reese: http://www.brassmonki.bigcartel.com/product/sonic-sneakers. Atualmente off line. Por: Sasuke

Gráfica Sonic?

 Se a Sega pega essa… no Pernambuco há uma gráfica chamada Sonic Digital, que usa exatamente o logo do Sonic!

Pirataria Non-Sense

Sonic The Hedgehog: A Foto abaixo é estranha, não? Trata-se de uma foto do jogo Sonic The Hedgehog, porém um cartucho pirata, lançado aqui mesmo no Brasil. Na foto, o Sonic é um rato! Sonic the Mouse! (Foto enviada por Rafael Matrix )

Pokemon Chaos Edition: Nesta imagem abaixo vemos um jogo de Pokémon com uma capa do…. Chaos com os sprites de Sonic Battle? Teria Chaos sido um cameo em um game de Pokémon? Foto da Loja Mundo dos Games no Shopping D. (foto enviada por Guilherme).

Sonic 4: A foto abaixo é do famoso Sonic 4 de Super Nintendo, que se trata de um hack do game Speed Gonzales (Ligeirinho), onde o Ligeirinho foi substituído pelo Sonic e você até encontra o Mario no meio do jogo. (Fotos enviadas por Sonic do 8).

 

Sonic Jam 6: Tem também o jogo Sonic Jam 6, que nada mais é que o primeiro game do Mario com um… Sonic? vermelho para Mega Drive. Confira as fotos abaixo:

Sonic e Somari: Abaixo, vemos os jogos Mario & Sonic para Nes?. Repare no primeiro cartucho lá em cima Tails com cor e pose do Sonic. Abaixo há o famoso Somari também para Nintendo (Nes ou Famicon), que é um hack do Mario no game Sonic 1. É um dos jogos piratas mais conhecidos, lançado em Hong Kong por sabe-se lá quem!

Sonic Adventure 7 e 8: Nas fotos abaixo vemos as incríveis seqüências de Sonic Adventure: nem mesmo foi lançada a 3, mas já tem Sonic Adventure 7 e 8, exclusividade do Game Boy Color. A capa de Sonic Adventure 8 é fantástica, mas o jogo deve ser o mesmo que o SA 7,sabendo-se lá em qual jogo o SA7 se baseou.

Jurassic Boy 2 (Nes): Trata-se de um hack que rolou no tempo de cartucho e que confundiu muita gente. Na realidade o jogo é um game feito por uma empresa de Taiwan, que utilizou a estrutura do Sonic para compor o jogo. Claro… qualquer semelhança com o Sonic, é mera coincidência… vide vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=UpXRs-2Bc_Q

Videogames: No Brasil sempre houve a venda de videogames piratas para imitar videogames oficiais e assim enganar a criançada ou os pais mais desavisados. Seus jogos? Extremamente toscos e sem noção. Antigamente havia o famoso Dynavision que suportava alguns jogos do Nintendo. Hoje em dia, o pirata do momento é o Polystation. Videogame que no nome e na aparência imita o Playstation, mas nem de perto se assemelha ao sistema… e é claro que existe um jogo do Sonic para Polystation. Na capa abaixo, tem a foto do Sonic de Natal com o Chao.(Enviado por Trial The Echidna)

Escovas de dente: As imagens abaixo são bem bizarras: trata-se de uma escova de dente chinesas que, err…, usa um mascote bem parecido com o Sonic, mas é claro que é apenas coincidência… brincadeiras à parte, é um claro plágio do Sonic misturado com o Tails. O simpático “Socails” é um ouriço-raposa meio parecido com um esquilo.

Sonic arábico: um Sonic na Arábia? Bem… mais uma cópia do ouriço… confira logo:

Picles do Sonic Verde? Bizarro, mas fizeram um Picles com um mascote que lembra o Sonic com dilatação de pupila

Via: Powersonic

Tags: , ,

About rodgames

Um jogador das antigas, que ainda continua na ativa no mundo dos videogames!

5 responses to “Curiosidades sobre Sonic the Hedgehog”

  1. Henrique Rodrigues Sobrinho says :

    Ta tinha visto muuuuuuuuuuuuita bizarrice sobre Sonic, muitas mesmo, até mesmo algumas teorias e games de sonic que sairam em 1990(?!), mas nesse topico eu encontrei muito +, valeu manolos !!

  2. Jon says :

    Estou de cara com o volume de informacao

  3. Andre says :

    Ficou muito bom mesmo! Valeu D+!

  4. Jin says :

    A foto do Senna é de emocionar mesmo!

  5. Andre says :

    Bela materia!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: