Especial Rodgames – Os 25 anos de Megaman

Pois é pessoal, para quem não sabe há mais de 25 anos surgia o robô azul mais querido do mundo dos games, o Megaman. Parece que a Capcom jogou um dos seus principais personagens para escanteio, afinal já tem anos que não sai um jogo decente do indivíduo e o aniversário de 25 anos do Megaman passou batido. A Capcom pode ter esquecido, mas a equipe do Rodgames nunca esquecerá deste personagem que acompanhou toda uma geração de gamemaníacos. E como homenagem iremos fazer um especial com TODOS OS JOGOS do Megaman, incluindo as séries X, Zero, ZX e Legends. Preparem-se que a matéria será longa, mas valerá a pena.

Vamos iniciar com a série clássica e à partir desse momento detalhar tudo sobre o personagem. Para você que acompanhou a série nos seus primórdios é a oportunidade de relembrar os bons momentos de diversão e para os novatos que não conhecem esse marco nos videogames, terão a chance de conhecer a fantástica saga do “blue bomber”.

Eu comecei a jogar a série no saudoso Megaman 2 de NES. A série clássica consiste em 11 jogos principais, seguido também por versões para Game Boy e PC, baseados no mesmo personagem. A série clássica é considerada a origem da história, onde Mega Man é a primeira parte, seguido de suas dez sequências diretas.

Mesmo antes de sua história chegar ao fim, a história da série avança para Mega Man X, e logo depois Mega Man Zero, Mega Man ZX e Mega Man Legends. Já foi confirmado que a série Legends é a última cronologicamente, se passando muito tempo depois da série ZX, mas não se sabe ao certo quanto tempo. A série Battle Network existe em um universo paralelo (onde a tecnologia de rede floresceu, ao invés da robótica), e a série Star Force é sua sequência.

O livro Rockman Perfect Memories descreve claramente a ordem cronológica das séries clássicaX e Legends, citando também as séries Zero e Battle Network que eram novas. Mesmo que não tenham descrito no livro sobre as séries ZX e Star Force, a Capcom deixou bem claro a época em que os jogos se passam.

A franquia teve inicio em 1987 com o primeiro Mega Man, que foi lançado para o Nintendo Entertainment System. Este jogo e suas sequências compõem a série original de jogos, mas foram criadas várias sub-séries spinoffs que se passam no mesmo universo fictício.

Seu criador, Keiji Inafune, teve como inspiração para a criação do herói o Astro Boy. Além disso, o Mega Man seria originalmente vermelho, e não azul; a mudança se deu porque o azul possuía mais tons diferentes na paleta de 54 cores do NES .

Na série, dois gênios da robótica, Dr. Albert Wily e Dr. Thomas Light, criam uma nova geração de robôs superior a quaisquer outros já criados (Robot Masters). Então, Wily, ex-sócio de Dr. Light (criador de Mega Man), vendo o incrível potencial dos robôs, começa a imaginar que com eles sob seu comando, poderia ter um enorme poder nas mãos. Ao compartilhar seus planos de domínio com Light e ter retorno negativo, rouba seu projeto inicial, Protoman (Blues, no original), para serví-lo, junto com outros robôs.

Dr. Light então cria Rock, um robô ajudante de laboratório e Roll, uma ajudante doméstica, . Quando Wily resolve usar os Robôs para cometer terrorismo, Rock não entende por quê seus irmãos estariam cometendo tais barbaridades e pede para Dr. Thomas Light torná-lo um robô de batalha para deter Wily. Surge então Mega Man, o robô azul que sempre estraga os planos malignos de Wily.

MEGAMAN(NES)

No início Dr Wily e Light eram amigos e criaram os robôs: Guts ManCut ManElec ManIce ManBomb Man e Fire Man (e mais Oil Man e Time Man na versão Mega Man: Powered Up para PSP) como projetos. O objetivo de Wily e Light era desenvolver robôs para ajudar os humanos em trabalhos domésticos. Quando o mundo reconheceu o trabalho, apenas Light recebeu crédito. Wily então se decepcionou com a humanidade e resolveu usar os robôs para o mal, roubando o projeto (ProtoMan/Blues) e os 6 robôs (8 em Mega Man Powered Up). Essa no entanto, é a versão americana da história. Na versão japonesa Dr. Light e Wily nunca trabalharam juntos, e Rock e Roll já estavam prontos no momento em que os outros Robot Masters foram roubados.

MEGAMAN IN DR. WILY’S REVENGE / ROCKMAN WORLD (GAMEBOY)

Mega Man in Dr. Wily’s Revenge (Rockman World, como é conhecido no Japão), é um jogo eletrônico lançado em 1991 para Gameboy, e tem as mesmas características de seu antecessor cronológico Mega Man I. Dr. Wily quer vingança pela derrota sofrida em Mega Man I, por isso, o cientista ressuscita quatro antigos robot masters: Elec ManCut ManIce Man e Fire Man. Porém de novo, o robô protagonista derrota os quatro robot masters, e invade a fortaleza de Wily. O que Mega Man não contava é que mais quatro robot masters (Heat ManBubble Man,Flash Man e Quick Man) estavam guardando a fortaleza. Depois Mega Man se depara com Enker, o primeiro Mega Man Killer da história. Enker podia refletir os tiros do Power Buster de Mega Man com a sua arma, o Mirror Buster. Mas Mega Man consegue vencer a briga e depois vai ao encontro de Wily. De novo, o robozinho azul vence a luta e Wily pede clemência e foge do castelo. Cronloogicamente se situa depois de Megaman 2 e antes de Megaman 3 do NES.

MEGAMAN 2(NES)

Dr. Light criou um robô- andróide chamado Mega Man, com a esperança de acabar com os planos do Dr. Willy de dominar o mundo novamente. Além de saltar e atirar, Mega Man possui a habilidade de aprender a usar as armas de seus inimigos assim que os derrota. Dr. Willy também criava várias espécies de robôs em seu laboratório, e os espalhou em diversas regiões com o propósito de dominar o planeta Terra. Cabe a Mega Man a tarefa de encontrar portanto oito dos principais robôs do cientista malvado, além de capturar o próprio Dr. Willy dentro de seu castelo.

MEGAMAN 2 / ROCKMAN WORLD2 (GAMEBOY)

Mega Man II (Rockman World, no Japão) é o segundo jogo da franquia Mega Man para Game Boy. Dr. Wily planeja um novo plano para derrotar Mega Man. Desta vez Wily rouba uma máquina do tempo, viaja séculos no futuro e rouba de um museu de robôs, Mega Man, que nesta época, já estaria desligado. Wily reprograma o robô e lhe dar o nome de Quint. Mais uma vez, Mega Man deve enfrentar outros quatro robots masters (Air ManMetal ManCrash Man e Wood Man). Depois de derrotá-los na fortaleza de Wily, Mega Man deverá enfrentar mais cnco robôs: Needle ManMagnet ManHard ManTop Man e o próprio Quint. Depois de Quint ser derrotado, Mega Man herdará a Zakugarne. Mais tarde Mega Man derrotara o Dr. Wily, que mais uma vez se rende. Cronologicamente se situa depois de Megaman 3 e antes de Megaman 4 do NES.

MEGAMAN 3(NES)

Com o tempo, Wily até se junta a Light para formar um projeto de paz. Porém, mais uma vez  Lighté traído por Wily, que rouba os projetos e ataca com mais 8 Robot Masters: Top ManSnake ManGemini ManNeedle ManShadow ManHard ManMagnet Man e Spark Man. Dessa vez, com a ajuda do cão-robô Rush, Mega Man derrota Wily e o castelo explode, dando como certa a morte do vilão. Após Mega Man ser ajudado a fugir do castelo por um Robô misterioso, ele descobre que este é o antigo protótipo do qual ele mesmo tinha sido feito, e que agora se chamava Proto Man.

MEGAMAN 3 / ROCKMAN WORLD 3 (GAMEBOY)

O jogo mostra Mega Man lutando contra o Dr. Wily, que foi descoberto procurando por óleo no oceano (Bela merda esse enredo hein Capcom?). Cronologicamente se situa depois de Megaman 4 e antes de Megaman 5 do NES.

MEGAMAN 4 (NES)

Com a suposta morte de Wily, a cidade estava em paz. É quando 8 novos Robot Masters: Dive ManDrill ManToad ManBright ManPharaoh ManRing ManDust Man e Skull Man, desta vez construídos por Dr. Cossack, começam um ataque à cidade. Após proteger a cidade, Mega Man vai atrás de Cossack mas é impedido por Proto Man e Kalinka, filha do Dr. Cossack. A explicação era a seguinte: Wily havia sequestrado Kalinka e obrigou Cossack a atacar a cidade. Após saber da traição de Proto Man, Wily foge mas é derrotado por Mega Man mais uma vez. Com a explosão do castelo, ele foge novamente.

MEGAMAN 4 / ROCKMAN WORLD 4 (GAMEBOY)

O enredo do jogo mais uma vez envolve o protagonista Mega Man tentando frustrar os planos de dominação mundial do infame Dr. Wily. Em um dia aparentemente calmo em uma cidade grande, Wily aparece no céu em seu disco voador e envia uma transmissão de rádio que faz com que todos os robôs da exposição anual de robot master entrem em furia! Cronlogicamente se situa depois de Megaman 5 e antes de Megaman 6 do NES.

MEGAMAN (GAMEGEAR)

O portátil de 8 bits da SEGA também teve um exemplar da série MEGAMAN. O jogo foi dessenvolvido pela US GOLD com a autorização da CAPCOM. O enredo do jogo é semelhante ao enredo de Mega Man IV, porém com algumas alterações. Desta vez, Dr. Cossack não aparece e de início, Mega Man deve enfrentar Stone ManStar ManBright Man e Napalm Man. Depois, Mega Man enfrentará Wave Man e Toad Man. Mais uma vez, Alberty Wily pede clemêcia à Mega Man. Não é considerado canônico para a história da saga.

MEGAMAN 5 (NES)

Dr. Light é sequestrado e tudo indica ter sido Proto Man, já que seu lenço foi deixado na cena do crime. Com a ajuda de Beat, um pássaro-robô criado por Dr. Cossack, Mega Man derrota os 8 novos Robot Masters: Wave ManStar ManGravity ManGyro ManCrystal ManNapalm ManStone Man e Charge Man comandados por Proto Man. Ao derrotá-los encontra-se com o próprio, que está sem o lenço. Durante a luta, um Proto Man com lenço aparece e ajuda Mega Man. Esse era o verdadeiro Proto Man. O outro era Dark Man, criado por Wily para se passar por Proto e sequestrar Light. Mega Man destrói Dark Man e Wily, salvando Light. Mas com o teto desabando – sim, de novo…- Wily foge. Com a ajuda de Proto Man, Mega Man e Light conseguem fugir.

MEGAMAN 5 / ROCKMAN WORLD 5 (GAMEBOY)

Primeiro e único jogo da série para Gameboy que não reaproveita os chefes das versões de NES. Está um dia de paz na cidade e Mega Man e Roll andam tranquilamente. Porém, um Stardroid chamado Earth, os ataca. O Mega Buster não surte efeito no Stardroid e Mega Man é facilmente derrotado. Depois, vários Stardroids atacam o planeta. Para combater essa ameaça, Dr. Light faz então uma alteração no Mega Buster de Mega Man e lhe presenteia com uma nova arma: Tango, um gato robótico que irá auxiliá-lo no desenrrolar da historia. Mega Man deve derrotar os 4 Stardroids: MercuryMarsVenus e Neptune. Logo após de derrotá-los, o nosso herói se depara com mais 4: JupterSaturnUranus e Pluto. Mega Man invade a fortaleza de Wily para enfrentar Earth e Wily. Mas lá se depara com os 3 Mega Man Killers e Quint, que retornaram dos jogos anteriores. Após derrotá-los Mega Man parte para a luta contra Earth e Wily. O herói derrota os dois vilões. No entanto, Wily ativa seu último recurso, Sunstar. A batalha é intensa, com a vitória de Mega Man. Mega Man oferece ajuda à Sunstar, mas ele fala que o seu corpo está instável, e pede para que Mega Man saia do castelo antes que este exploda. Parece que o mundo ficará em paz de novo graças a Mega Man. Cronologicamente se situa depois de Megaman 5 e antes de Megaman 6 do NES.

MEGAMAN 6 (NES)

Tempos depois, um misterioso Mr.X (Dr. Wily em um péssimo disfarce) realiza um grande torneio de luta entre Robotics. Mas tudo não passava de uma estratégia para roubá-los e usá-los num plano de dominação do mundo. Mega Man derrota os novos 8 Robot Masters: Tomahawk Man,Yamato ManKnight ManCentaur ManWind ManFlame ManBlizzard Man e Plant Man, enviados por Mr.X e descobre sua real identidade: Dr. Wily. Como sempre Wily é derrotado, mas desta vez é preso! Na capa do jornal aparece a manchete: “Wily agora domina uma cela da prisão!” Nesse jogo RUSH, o cão robô pode se fundir a Megaman e virar uma armadura (conceito que seria revisitado na série X) dando a capacidade de vôo para Megaman.

MEGAMAN 7

A estréia do Megaman clássico no Super Nintendo, finalmente os fãs puderam acompanhar o clássico personagem com mais detalhes em um mundo vivo e colorido. Mas Wily não ficou preso por muito tempo. Quatro de seus robôs, que estavam programados para se auto-ativarem, o retiram da prisão. Como esperado, Mega Man destrói os Robot Masters encontrando no caminho Bass (Forte, na versão japonesa) . Bass foi criado por Wily após este ter descoberto por acidente o “Bassnium” (Fortenium no original), a energia mais forte existente na época. Criado com essa tecnologia, aos moldes do projeto de Mega Man e contando até com um cão-robô: Trebble (Gospel no original); sua missão era testar seu oponente. Mega Man derrota Wily que foge com a ajuda de Bass.

Pois é pessoal, ainda falta muito para terminar os jogos do Megaman da série clássica. Acompanhe a parte 2, onde o robozinho azul faz a estréia nos consoles de 32 bits, o Playstation 1 e Sega Saturn, passando pelos PS3 e Xbox 360. Fora os spin-off aguardem e confiram tudo no Rodgames.

Tags: , , , , ,

About rodgames

Um jogador das antigas, que ainda continua na ativa no mundo dos videogames!

22 responses to “Especial Rodgames – Os 25 anos de Megaman”

  1. Vinny says :

    Nuuuuuuuu, vou acopanhar, quero ver os jogos que eu nao conheco

  2. Legendario says :

    Muito boa a materia! Megaman, voce sabe, sou suspeito para falar. Achei muito legal porque tinha muitas coisas que eu nao sabia, sobre as ordens cronologicas e detalhes sobre os jogos de GB. Excelente trabalho seu. Pessimo trabalho da Capcom! PQP, literalmente, enterraram o megaman mesmo. X4, ainda sonho com o dia em que a capcom fara um megaman parecido com esse classico. Da serie classica essa eu nem comento…

  3. Rafael de Oliveira says :

    Eu tambem faço parte da turma que teve mais contato com Megaman X, culpa do snes, claro.

  4. Jon says :

    Nao vejo a horas de comecar a saga do Mega Man X

  5. Jin says :

    Tambem estou no aguardo da série X

  6. Anonymous says :

    Eu ao contrário da maioria, sou mais fã da série clássica, pois joguei TODOS os jogos e aguardo o restante do especial para relembrar mais sobre o Mega Man original

  7. Aran says :

    procurando por óleo no oceano kkkkkk

  8. Gux says :

    Estou com a maioria, esperando a parte do megaman x

  9. Paulo says :

    X4 é épico mesmo… dificuldade alta, boos design legal, e o melhor de tudo, ZERO! Mas, ainda assim, prefiro o 2 do NES!

  10. Leon says :

    Cara a muito tempo joguei um dos melhores megamans que já joguei, mas nunca mais encontrei ele, nem como rom. Vou te falar como era talvez você me fale: Me lembro que vi ele com o título Megaman e Rockman, ele era para SNES, no começo você podia escolher entre o megaman e um outro robo que era preto. Daí você começava por exemplo tinha dois inimigos, e quando você derrotava um deles aparecia mais dois, e ia formando uma espécie de teia de aranha. Nas fases tinham passagens secretas que tu encontrava por exemplo o protoman. Interessante era que tinha locais que só o Megaman podia chegar nas fases e outros que só o parceiro dele chegava. E tinha o sistema de “salva”, coisa que não tinha na série x por exemplo, no começo dela, só tinha password, nesse jogo você podia salvar mesmo. Era muito bom e bem elaborado, mas nunca mais achei.

  11. Lavonne says :

    Today i spent 300 bucks for platinium roulette system , i hope that i will earn my first cash online

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: