E3 2011: Nintendo e alguns arrependimentos com o Wii U

Não faz nem uma semana que o Wii U foi revelado oficialmente e a Nintendo já está lamentando suas decisões, dizendo que a mensagem poderia ter sido transmitida de um jeito melhor.

Em entrevista ao London Evening Standard, o presidente da empresa, Satoru Iwata,  considera que o anúncio do novo videogame não foi ruim, mas admite que as pessoas podem ter se confundido.

“Aparentemente houve alguns mal entendidos porque enfatizamos demais o controle. Deveríamos ter nos esforçado mais para explicar como ele [o console] funciona”, disse.

“Não cometemos nenhuma gafe, mas eu deveria ter mostrado pelo menos uma imagem do novo console, para depois ter falado do controle”, completou Iwata. “O console não é drasticamente diferente, e o principal no Wii U é o controle. O console em si será quase invisível”.

AÇÕES EM BAIXA
Mas talvez essa não seja a única preocupação do presidente da Nintendo. As ações da empresa vinham em queda há algum tempo, e na ocasião do anúncio do novo console, o valor alcançou uma baixa histórica – 16.930 ienes, o que não acontecia desde antes do lançamento do Wii em 2006.

“Falando honestamente, a reação à apresentação, o que ouvi das pessoas que encontrei e o clima da feira definitivamente não são compatíveis com o que aconteceu no mercado de ações”, declarou Iwata à agência Reuters.”É muito estranho”.

“No fim, é fácil ter a impressão errada de que [o Wii U] é apenas um videogame com um tablet. As pessoas que vieram à apresentação e testaram o aparelho entenderam bem que ele abre uma gama de novas possibilidades. Mas as pessoas que não jogaram vão ter dificuldade em acreditar que esse controle mudará muita coisa“.

Segundo analistas de mercado japoneses, o sucessor do Wii não correspondeu às expectativas dos acionistas, que esperavam mais do que já havia vazado para a imprensa, e isso teria prejudicado o preço das ações.

Mas Iwata tem razão: mesmo com um trailer que mostre as funções e aplicações práticas do controle do Wii U, é difícil ver sentido no console.

Ele tem sensores de movimento, mas o Wii já tinha. Ele tem gráficos de alta definição, mas o PS3 e o 360 já têm há anos. Ele tem um controle com tela, mas que parece apenas repetir os mesmos truques que o DS fazia quando foi lançado.

Em suma, vai ser muito mais difícil promover o Wii U do que o Wii – que vinha com a novidade do “jogue com os seus braços” – e nesta semana a Nintendo não conseguiu vender o seu peixe. Com sorte isso significa que, da próxima vez, a apresentação será um pouco melhor.

Tags: ,

About rodgames

Um jogador das antigas, que ainda continua na ativa no mundo dos videogames!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: